terça-feira, 17 de setembro de 2013

Estou certificado...

Longa ausência do Blog. Vamos lá actualizá-lo!

Nos últimos 2 meses tenho seguido um curso de francês na que considero a melhor escola de idiomas em Lausanne.


Acabo de receber o certificado de nível B2 "Avancé Ecrit" com uma presença de 100% e uma classificação de 8.9. Mais uma grande vitória para quem quando chegou sentia-se pouco à vontade com o idioma.

O francês foi idioma que nunca me atraiu. Depois de ter sido obrigado na escola a estudá-lo e apesar de ter primos em França que nos visitavam no Verão desde sempre tive uma paixão pelo inglês. Curiosamente, comecei a estudar inglês com 5 anos. O meu vizinho da frente numa tarde solarenga de Verão deitou alguns livros ao lixo. Na minha cidade, nos inícios dos anos 80, era usual deixar-se o lixo encostado ao muro, junto ao portão ou em sacos no passeio. Um livro vermelho sem a capa e com folhas dobradas e algumas já rasgadas chamou-me à atenção, estava aborrecido sentado no jardim e os desenhos fascinavam-me. Foi assim que comecei a aprender inglês, curiosamente ainda não visitei Londres nem nunca tive aquele fascínio de emigrar para a Inglaterra...

Mais tarde, no início dos anos 90 os desenhos animados não legendados do Cartoon Network preenchiam-me as tardes depois da escola. Como sabia bem lanchar em casa e ver toda a tarde desenhos animados! Nós, os portugueses, temos uma enorme facilidade de comunicação noutros idiomas. Sem dúvida que, durante a minha infância, os filmes americanos e séries de comédia britânicas legendadas e não dobradas, como é habitual por cá, tiveram uma influência bastante positiva na aprendizagem de ouvido e no aperfeiçoamento da pronúncia.

No ano 2008, alguns meses antes de vir para a Suiça decidi seguir um curso de alemão nível A1. Apesar de básico, já foi útil no trabalho e também quando compramos a nossa carrinha na Suiça alemã. Gostaria agora de frequentar o nível A2 para aumentar o leque de oportunidades de trabalho.

E vocês? Que novidades têm para partilhar? Como vão esses projectos de vida?

Sem comentários: