quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Novos desafios

Mais um ano que terminou, 2011 foi um misto de novas experiências e emoções. Tem sido uma caminhada e tanto.

A empresa da Miss Sonhos Milka muda-se para os Estados Unidos da América recebendo uma proposta de trabalho para a Califórnia! Neste momento não temos intenções de aceitar mas é sempre bom ter um plano B.

O franco forte e a certificação do produto na União Europeia custar 40 milhões são os maiores motivos para transferir o projecto para os EUA. 

Em Janeiro abraçará um novo projecto numa start-up igualmente importante para a evolução da investigação clínica.

Por o meu lado, estava cansado do meu trabalho, sem qualquer ambição ou oportunidade de aprender algo novo. Sentia que estava a desperdiçar capacidades e nem o salário me incentivava! Notava que os mais velhos no seu pedestal tinham regalias que jamais poderia ter mesmo produzindo mais e melhor. Tudo e apenas porque são emigrantes que chegaram à Suiça nos bons anos 80 e 90! E isto acontece em muitas empresas. Parasitas que estão bem encostados, normalmente entre os 45 e os 50 anos e que não permitem que os jovens tenham as mesmas condições, por muito que se apliquem.

Apesar da situação de desemprego actual e de crise decidi vir para casa sem qualquer perspectiva de trabalho ou fundo de desemprego. Quis passar a época natalícia alegre, sem frustrações pessoais. Não queria que a minha desmotivação "estragasse" uma época de família tão especial.

Eis que numa conversa surge a oportunidade de dedicar-me um novo projecto. Após alguns dias tenho gostado do do ambiente de trabalho e da experiência em geral. O que me faz verdadeiramente continuar a acordar de manhã e a sorrir quando volto de um dia em cheio.

Bom Ano!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Manhattan

Depois de 3 semanas de trabalho intenso e aproveitando uma oportunidade de rever os amigos cruzamos o charco para conhecer a terra do sonho americano!

Quem não conhece Nova Iorque não viu o mundo! Uma cidade que não deixa de surpreender, os seus habitantes, as suas luzes, as suas cores e os seus cheiros. O mundo real, o capitalismo no seu estado puro. A lei da selva e do mais forte. Só alguns sobrevivem e a todo o custo. Tudo se compra, tudo se vende... pelo preço certo!

É usual ver limusinas luxuosas e apartamentos no valor de 45 milhões mas também americanos a vasculhar o lixo para enganar o estômago. Sem abrigo viciados em crack e outros que tudo tinham e perderam devido à crise financeira.

Um dos aspectos mais positivos foi a relativa segurança que sentimos em Nova Iorque. Viajamos constantemente de metro, comboio, táxi e fizemos longos passeios a pé sem qualquer incidente. Num autocarro numa ida a um outlet de Newark um senhor disse-me que tinha a mochila aberta. Uma rapariga jovem tomou a iniciativa de a fechar. Agradou-me ver esse aspecto humano numa cidade em que as pessoas são distantes e tudo é impessoal.

Outro aspecto caricato é a obsessão pela segurança. Vários cartazes espalhados pelas ruas da cidade e pelos meios de transporte a incentivar aos cidadãos, mesmo que sejam ilegais, a reportar à NYPD actividades ou indivíduos suspeitos de terrorismo, entre as quais, deixar uma caixa ou mochila debaixo de um banco do metro sem ter ninguém por perto!

O que nos deu mais gosto foi saber que os nossos amigos vivem bem. Têm ambos trabalho, com oportunidades melhores do que teriam em Portugal e podem ter uma vida independente e a dois. A eles um muito obrigado pela forma maravilhosa como nos receberam!

Boas Festas!!!


























domingo, 13 de novembro de 2011

Rescisão e novos contratos

Terminadas as nossas férias de Verão em Setembro no sítio do costume eis que chega a altura de verificar os contratos e despesas que tivemos durante este ano. A renovação dos contratos é feita automaticamente e a maior parte das pessoas não se preocupa ou não tem noção do valor que pode poupar com um comparador de preços de produtos e serviços.

Na Suiça já não passo sem os sites da Comparis, Bonus e Toppreise que permitem uma poupança de centenas de francos por ano.

O seguro de saúde está constantemente a aumentar, sendo importante pois verificar todos os anos o preço de companhias da concorrência com as mesmas condições ou com um menor preço e condições ainda mais vantajosas.

A rescisão de contratos, dependendo da empresa fornecedora, deve ser feita com antecedência de 3 meses. Normalmente até ao final do mês de Setembro. Pequenos valores somados que no final permitiram-nos poupar este ano 706 francos, cerca de 570 euros no câmbio actual! O seguro do carro 130 francos mais barato e com melhores condições. O seguro de saúde com as mesmas condições e com uma diferença de 576 francos (!)

Mudem, aproveitem a livre concorrência do mercado em vosso favor, poderão realizar alguns sonhos com a poupança! :)

‎14 642

Este é o número de empregos que as empresas suíças suprimiram em todo o mundo em apenas 100 dias. Deste total, 5047 foram na Suiça.

Ontem foi divulgado no jornal 20 minutos que a Bobst dispensa 420 trabalhadores.

Hoje o mesmo jornal refere que os abrigos sociais, destinados a indivíduos que fazem o pedido de asilo e sem abrigo estão repletos de portugueses, espanhóis e tunisinos que mesmo sem emprego ou casa tentam a sua sorte na Suiça.

Uma lista dos tubarões

Alpiq 450
Bobst 420
Swiss Federal Railways Cargo 200
Credit Suisse 3500
EFG International 250
Huntsman 580
Jet Aviation 300
Julius Bär 150
Kudelski 270
Novartis 2000
Schindler 1800
SR Technics 250
Swissmetal 180
Swissprinters 247
UBS 3500

2012 será um ano de recessão. O franco forte está a provocar a deslocalização de empresas e de postos de trabalhos para países com mão de obra mais barata como é o caso da China e da Índia. Tudo para as grandes empresas defenderem os seus ganhos.

A queda do euro e do dólar e a pressão dos mercados fizeram com que os investidores e especuladores comprassem francos suíços, uma moeda estável e de refúgio.

O turismo será igualmente afectado, com a descida do euro torna-se agora mais caro fazer férias na montanha. Em suma, todos os sectores de exportação serão directamente afectados por esta crise global.

Curiosamente e depois de nos últimos anos ter dispensado milhares de trabalhadores, o sector da relojoaria de luxo está novamente a espevitar com encomendas vindas dos Estados Unidos da América, China e Médio Oriente.

Considero, neste momento, uma loucura alguns casos de portugueses que deixam os seus trabalhos fixos e estáveis em Portugal com ordenados de 700 a 900 euros por mês para tentar a sua sorte na Suiça, na esperança de encontrar um El Dorado, um mundo à parte. O certo é que a Suiça apesar de não pertencer à União Europeia está cada vez mais europeia e com isso sofre naturalmente as devidas consequências.

Na empresa onde trabalho o objectivo a curto prazo é encurtar pessoal, aguardam que alguns colaboradores fixos passem à reforma e vão colocando cada vez mais temporários. As agências de trabalho e as empresa lucram imenso dinheiro com esta situação. Os temporários trabalham em horários rotativos incertos e a pedido. Além de ser obrigatório por contrato ficar de serviço de permanência ao fim de semana com 30 minutos para chegar ao local de trabalho, sem receber nada por isso. É costume portanto receber um telefonema às 23 horas porque alguém adoeceu, não apareceu ou simplesmente desistiu do trabalho!

Num mês é perfeitamente normal trabalhar apenas umas horas ou no máximo uma semana. A agência recebe mais do dobro do valor que pagam ao trabalhador e poupa milhões ao pressionar que o trabalho seja feito em menos horas. Um trabalhador fixo recebe o mesmo salário todos os meses, mesmo que o trabalho termine 2 horas mais cedo, fica com horas positivas ou negativas que depois são utilizadas de acordo com a produção. O caso dos temporários é bem diferente. São pressionados a trabalhar bem e rápido, de outra forma são dispensados. Ao terminarem mais cedo recebem ordem para partir para casa não recebendo o dia por completo, apenas o número de horas que trabalham.

Mesmo que trabalhem melhor que os fixos os temporários não têm qualquer chance de entrarem nos quadros da empresa e muito pouca de ter a possibilidade de trabalharem a tempo inteiro por uma agência. E quem não aceitar não há problema pois todos os dias chegam centenas de pessoas dispostas a fazerem-no... até começarem e verem realmente como a indústria na Suiça é o sector que move e dinamiza este país.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Poupança

Desde Janeiro que não pagamos os 25.25 francos por mês de assinatura simplesmente ao mudar de Swisscom para Citycable.

Além da poupança a Internet é mais rápida e estável com modem wireless, 134 canais e telefone com o seguinte tarifário:

Suiça fixo - grátis

Suiça telemóvel 0.29 CHF

Portugal fixo 0.09 CHF

Portugal telemóvel 0.46 CHF

Outra vantagem é receber a factura juntamente com a electricidade pois a Citycable pertence aos SIL - Serviços Industriais de Lausanne. Uma empresa de serviço público que consegue competir no mercado e satisfazer os seus clientes.

O mercado ainda é bastante controlado pela Swisscom (equivale à PT Telecomunicações), a tecnologia ainda não é tão avançada como em Portugal mas começam a despontar novas empresas com boas ofertas como é o caso da UPC Cablecom e que tanta falta fazem!

Estamos muito satisfeitos com a Citycable e só me arrependo de não ter mudado mais cedo :)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ponho o carro, tiro o carro...

... mas não à hora que eu quiser!


Ao chegar a casa noto que um carro desconhecido está à frente da minha garagem, uma garagem individual que fica junto ao passeio e à estrada.

Dirigi-me à Polícia do meu bairro, perguntaram-me se o meu estacionamento era em domínio público ou privado. Respondi que o carro impedia a entrada na minha garagem privada.... e nem o facto de estar em cima do passeio valeu de alguma coisa!

Incrivelmente fiquei a saber que a policia não passa multas em domínio privado, o único que fazem é entrar em contacto com o dono do carro por telefone através do registo de matrícula. Ou no caso de ser uma situação constante fornecem uma morada física para onde poderemos escrever e reclamar, o que não vai resolver absolutamente nada pois não há multas a aplicar! São infracções "leves" que tentam sempre resolver com diálogos pacíficos.... e se eu chegar meia hora atrasado ao trabalho por causa disso eu quero ver se o meu chefe também é pacifico a cortar-me nas horas ou até despedir-me...!

Diz-me o polícia calmamente que estão demasiado ocupados com outros assuntos... Talvez a aplicar multas nos parques públicos ou a "combater" o crescente tráfico de droga na cidade e os graves casos de violência doméstica!

Como alternativa e para resolver o assunto rapidamente podemos pedir um serviço de reboque e que é pago à nossa conta (!)... Para reaver o valor é preciso entrar com um processo civil no tribunal, o que é custoso e demorado...

Lá chegou a dona do carro e mudou-o para outro lugar. Perguntei-lhe ironicamente se "a garagem onde estacionou era dela..."

Quando cheguei tive que deixar o meu carro à frente de outra garagem, o mais incrível é que a velha suíça e mal educada tem a grande lata de me dizer: "seja bem educado, agora é você que está na minha garagem!!!"

Claro que estou sua estúpida! E tudo porque você está à frente da minha e não consigo entrar!!! 

Não basta pagar uma renda todos os meses, ainda tenho que considerar colocar uma garagem com elevador como se vê na imagem!

Estas velhas suíças pensam que por estarem no seu país que podem fazer tudo! Não admira pois que os seus próprios filhos (tristemente) as abandonem num lar de terceira idade à primeira oportunidade...!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Que vergonha!

450 mil francos (387 mil e 200 euros) que receberam de ajuda social, uma casa em Portugal de 11 divisões e um terreno agrícola de 5 hectares...

E o casal português diz que tudo não passa de um erro de comunicação porque não compreendem bem o francês! looool!

Artigo: 24heures.ch

sábado, 16 de julho de 2011

Cão paga imposto!

Esta semana recebemos em casa uma carta surpresa, ao estilo de muitas que me recordo de receber em Portugal. Daquelas cartas que não estamos à espera e que são para pagar!

Então não é que ficamos a saber que o nosso cão também paga imposto?!

Cada cão registado na Suiça tem um imposto anual no valor de 190 francos suíços, cerca de 165 euros, dos quais 100 francos são de imposto cantonal e os restantes de imposto comunal!

Apesar do nosso cãozito ter chip electrónico, estar inscrito na ANIS e ter passaporte suíço nem a Polícia, nem a ANIS (responsável pela identificação), nem o veterinário nos informaram que tínhamos (ainda) que o registar no Cantão.

A isto acrescento o ridículo de pagar um imposto que não tem vantagens absolutamente nenhumas... Compreendo que seja necessário proceder à limpeza de dejectos (100% de certeza que não são do nosso), há que pagar igualmente os saquinhos plásticos que estão mais ou menos bem distribuídos pela cidade ou manter  (assim espero) os asilos de cães sem donos ou abandonados.

O que continuo sem entender e discordar completamente é da falta de benefícios. Como exemplo, poderiam incluir um seguro de responsabilidade civil, um check-up gratuito anual, descontos em determinados veterinários ou ainda em serviços prestados pelo cantão, como é o caso da cremação após o animal falecer. Nada! Estes serviços continuam todos pagos e acreditem... muito bem pagos!

Quando chegamos à Suiça era muito raro ver um animal abandonado, chegamos mesmo a saber do caso de um idiota que abandonou uma gata grávida e que ao ser encontrada pelas autoridades teve que pagar 15 000 francos, cerca de 13 015 euros (muito bem merecidos!), além da gata e crias ficarem ao cuidado de outra pessoa/instituição.

Infelizmente, não sendo o nosso caso, acredito que possa aumentar o número de animais abandonados. A "técnica" consiste em deixá-los na floresta! Não é desculpa, afinal dá um valor mensal que não é alto, mas não queria ver este imposto como um incentivo ao abandono.

O cantão de Vaud onde residimos tem mais de 70 mil cães registados, e há donos que registam apenas um. As autoridades acreditam mesmo que apenas 1 em cada 3 é registado.

O cruzamento das bases de dados não perdoa aqui na Suiça, mais cedo ou mais tarde a factura acabará por chegar às suas casas...

O cantão factura mais de 3.4 milhões de francos suíços com este imposto e os nossos animais beneficiam apenas de 420 mil francos por ano, pouco mais de 10% do total, o que considero um escândalo! Pagar sim mas que beneficie directamente os nossos pequenos amigos...

Em caso de recusa de pagamento, juntam uma multa no valor de 100 francos ao total., no entanto o valor do imposto pode variar de cantão em cantão. Por exemplo em Vevey paga-se 150 francos e em Vuarrens não tem qualquer custo!

Parafraseando um amigo meu "a Suiça está a ficar demasiada europeia para meu gosto". Cada vez vemos mais mendigos, abuso de ajuda social, apoio a drogados e tráfico de droga nos bairros, não me admiro portanto que para o ano o nosso cão tenha que pagar também a vinheta das auto-estradas!

Para declarar o seu cão deverá preencher o seguinte formulário. Os gatos estão isentos do pagamento deste imposto.... ainda! Nada me surpreende, afinal de contas é tudo uma questão de dinheiro!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Português Maltratado...

Uma das maiores agências de trabalho de Lausanne e o nosso idioma continua a ser tão maltratado por portugueses na Suiça.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cadastro

Ontem, por motivos profissionais fiz o pedido dos meus antecedentes penais na Suiça. Geralmente não é necessário para entrevistas de trabalho mas é usual pedirem para aprovação de créditos pessoais.

Para o casier judiciare não é necessário ir a uma esquadra da Polícia. Todos os pedidos devem ser feitos por internet para este endereço. O documento tem um custo de 20 CHF e indica julgamentos por crimes e delitos assim como a interdição de exercer uma profissão. Está disponível em formato digital ou em papel. Paguei por cartão de crédito e em apenas alguns dias recebi o documento por correio.

Para o certificado de poursuites é necessário deslocar-se ao Office des Poursuites do distrito onde se reside, apresentar um documento de identificação e pagar 17 CHF. A entrega deste documento é feita no momento e indica basicamente os calotes que a pessoa tem e que não pagou ou não quer pagar! Se tivermos uma terceira pessoa à nossa responsabilidade e esta não pagar, os montantes vão aparecer no nosso registo. Uma boa forma  de evitar o crédito mal parado :)

Notei que o extracto de antecedentes penais vem em 5 idiomas, incluindo o espanhol. Para não variar, o português está ausente, apesar de ser das maiores comunidades na Suiça.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Facebook e o Gosto!

Sim, estou de volta, a culpa da inactividade deste Blog é mesmo do Facebook. Aderi à principal causa de divórcio mundial!

Muita coisa aconteceu desde o meu último post, mudou o Primeiro Ministro em Portugal na esperança que o país não se afunde mais pela sua falta de competitividade, organização e má gestão de dinheiros públicos.

Prevê-se, no entanto, um Verão cheio de emigrantes  a gastar imenso dinheiro em Portugal, tendo em conta o último câmbio CHF - EUR. Como não transfiro dinheiro para Portugal, nem tenho um ordenado em Euros na Suiça só tomei conhecimento através do Blog Life in Technicolor 

Quando cheguei à Suiça em 2008 com 1000 euros conseguia mais de 1500 francos, neste momento com a mesma quantia consegue-se 1189!

Tenho notado um crescente impressionante de automóveis de matrícula portuguesa, assim como um aumento de tráfego. Em 2008 era possível deslocar-nos facilmente mesmo dentro da cidade, agora já é usual apanhar enormes filas de trânsito ao regressar do trabalho.

As férias estão marcadas há alguns meses, a escolha este ano são as duas primeiras semanas de Setembro. O ano passado fizemos férias no mês de Junho, no entanto, tivemos alguns dias de chuva. O tempo parece querer aquecer cada vez mais tarde e com temperaturas mais fortes.

No último mês conhecemos uma comunidade da América Latina, formada por venezuelanos, hondurenhos, chilenos, porto-riquenhos, colombianos na Suiça alguns há mais de 30 anos e que além de apresentar espectáculos culturais e actividades desportivas promove churrascos de fim de semana no Lago com vistas maravilhosas. Estamos a gostar de pertencer a essa grande família. 

E assim continuamos felizes por terras helvéticas, aproveitando o clima, as paisagens, as amizades e a trabalhar com a motivação das férias na praia do sul da Sardenha! Nada de novo portanto :)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

2011


Conheço quem ainda diga que o mal de Portugal é ser um país demasiado pequeno, referindo-se ao tamanho do território nacional.

O que dirão então os suíços : )


Próspero Ano Novo!