sexta-feira, 5 de junho de 2009

Golden Pass


No domingo, aproveitando que as férias da minha mãe estavam a terminar, decicimos fazer-lhe uma surpresa ao levá-la num passeio até Luzern no comboio Golden Pass.

Não há palavras para descrever tamanha beleza. Tanto verde, tanta água e o céu radiante do sol.

É uma experiência única, talvez comparável apenas com a que fizemos à Amazónia. O bilhete custa 134 CHF, cerca de 90 euros, e ninguém se arrependerá.

Partimos de Montreux, paramos em Gstaad, terra do Dr. Robert Chase na série Dr. House. Esse mentiroso que na série diz que é de Gstaad quando na realidade é um aussie : )

Passando Zweisimmen e Interlaken em direcção a Luzern no Golden Pass Classic, o titanic dos comboios : D

Descobrimos ainda comboios a vapor portugueses, duas máquinas centenárias de 1897 e de 1905, que estão em funcionamento nas montanhas de Jura, junto a Neuchâtel. A proveniência das máquinas é bem ao norte de Portugal, das linhas do Douro e Tua. Essa mesmo, a linha que ligava Trás-os-Montes a Puebla de Senabria em Espanha.

Quem não sabe ou não quer fazê-lo, toma decisões de encerramentos da linha, que tanto têm prejudicado o turismo rural na região, e vende a quem potencia o seu património. Comprem TGVs e livrem-se das sucatas que são peças históricas dos caminhos de ferro portugueses.

Dizem os suíços que preferem os comboios lentos para reviver o passado e poderem apreciar melhor as paisagens, não deixando de acrescentar que é triste como estas máquinas saiem de Portugal.

Façamos como dizem: Vá para fora cá dentro...

Ficam alguns vídeos e também as imagens com a promessa de ir ainda mais a norte numa próxima oportunidade : )

5 comentários:

Marshmallow disse...

Que linda surpresa! :)
Gostei imenso deste teu post mas não percebi: este passeio dá para ir e vir no mesmo dia? E há todos os dias?
Bjinhos

Sonhos Milka disse...

Ola Marshmallow. Foi mesmo!

Podem ir e vir no mesmo dia, parando nas estação que desejarem e apanhando o proximo, normalmente tendo 45 minutos a 1 hora para dar um passeio.

O bilhete é valido para uma semana mas se completares todo o circuito/percurso, no nosso caso de Montreux a Luzern, é valido apenas para 1 dia.

Mais informações na pagina

www.goldenpass.ch

E ja agora fica outro comboio a sudeste, que vai de Zermatt a St Moritz

http://www.glacierexpress.ch

Ambos podem ser vistos no youtube, pesquisando por golden passa e glacier express :)

Marshmallow disse...

Obrigada pelas dicas!
Bjinhos

chocolatsuisse disse...

Tens de fazer o Goldenpass, train du chocolat, não te vais arrepender! Fazes uma visita à fabrica da Nestlé, que não é nada de especial, mas comes chocolates à fartazana, provam de todos os tipos, e quantas vezes quizerem, nham nham.

Sonhos Milka disse...

Obrigado chocolatsuisse, ja vou preparar o trolley para trazer a maior quantidade possivel :D

Ah gulosoooo ;)