quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bo Obama

Também conhecido como Bobocop : ) Bo é o novo cão da Casa Branca e tem a particularidade de ser um cão de água português!

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou hoje na Euronews uma mensagem de optimismo cauteloso, a qual cito:

"Os cães de água portugueses adoram trincar tomates! A Michele vai ter problemas no jardim"

BO OBAMA é a nova Monica Levinsky da Casa Branca!

"Obama administration can proudly say that changed a Ho for a Bo!" Rufff

Fico contente que a palavra "português" esteja a ser pesquisada no Google mais do que nunca graças a um canino! ; )

Nota mental: O BO é um "cão de água algarvio" segundo o Nuno Barreto, que me puxou as orelhas e segundo os espanhóis um "perro de agua ibérico" : )

Tempo de crise...

... tempo de oportunidades!

No dia 24 de Março face à crise actual nos EUA todos os colaboradores temporários da empresa onde trabalha a Miss Sonhos Milka foram dispensados por falta de encomendas. O mercado dos EUA e do Japão eram fulcrais. O objectivo da empresa é de reabsorver os trabalhadores assim que o mercado comece a dar sinais de melhoria. A indústria na Suíça, ao contrário da imagem internacional habitual, tem um peso bastante superior a outros mercados como o da banca, relojoaria e dos chocolates : )

Apesar de em Dezembro garantirem que em Abril ficaria nos quadros da firma, em apenas 3 meses muito tem mudado. No mês de Março parecia que uma nuvem negra se abatia sobre a Suíça. Pouco a pouco, semana após semana, trabalhadores começam a ser dispensados. Quatro aqui, dez ali num total de mais de 70! A média é de 100 por dia...

Em tempos de crise muitos têm emigrado para a Suíça e outros que esperavam o El Dorado dos anos 70 e 80 têm regressado aos seus países de origem. Ainda é um país de oportunidades mas em tempos de crise a dificuldade é cada vez maior, nas agências pedem mais qualificações e os tugas com 20 anos na Suíça até desviam os nossos currículos com receio de perder o seu trabalho para jovens mais qualificados! É incrível mas verdade.

Nesta empresa tiveram a consideração perante o bom trabalho e profissionalismo da Miss Sonhos Milka, dispensando-a apenas no dia 24 de Abril para que pudesse ter direito ao subsídio de desemprego (faria 1 ano de descontos no 9 de Abril).

Perante esta adversidade orgulhamo-nos de não baixarmos os braços. Apareceu uma oportunidade no site JobUp.ch para um posto similar mas na área da saúde. Primeira entrevista em francês e inglês com uma prova de competência prática. Ficou apurada para a segunda entrevista entre vários candidatos.

Gostaram tanto que secretamente marcam uma 2ª entrevista apenas para entregar o contrato de trabalho : )

Recusaram que fosse assinado no momento, preferem que leia calmamente em casa todas as condições, benefícios e código de conduta da empresa. Isto é de estarmos mal habituados...

Além do bom nome o contrato tem muito boas condições, nos quais incluem horas extras pagas a 125% hora, um aumento de 40% em relação ao salário anterior, carro da firma e um ambiente de trabalho entre americanos e suíços.

Resta agradecer a oportunidade à empresa anterior, que deu uma mais valia ao seu currículo e as excelentes referências que são mais importantes do que diplomas aqui na Suíça!

Actualmente estou num projecto de telecomunicações a 50%, apenas 4 horas por dia. Apesar de ser um trabalho temporário e de o ter feito já em Portugal, estou a gostar da experiência. Tem-me ajudado a melhorar o meu nível de francês, conhecer o mercado helvético. Ah e mesmo sendo outsourcing ganho 4.4 vezes mais que em Portugal. Idiotas chupistas!

Sinto-me mais descontraído para fazer aquilo que melhor sei, não me sinto pressionado nem o chefe nos olha de alto a baixo e por cima do ombro.

E assim continuamos felizes dia após dia, com 20 graus no país da neve e esplanadas já com turistas!

A Primavera é uma óptima altura para visitar a Suíça ; )

terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa

Antes de mais, uma Feliz Páscoa a todos com votos atrasados da família Sonhos Milka : )

Nesta época festiva estive a trabalhar na Polymanga no Palais de Beaulieu em Lausanne.

O que é a Polymanga?

Digamos que por 3 insólitos dias temos a junção de geeks, cartazes free hugs, drags, weirdos, freaks cosplay e muita banda desenhada e vídeos jogos japoneses : )
Esta é já a 5ª edição com projecções animadas Manga e convidados especiais como o mangaka (criador e desenhador) Yasuhiro Nightow, criador da série Trigun, que tive a oportunidade de conhecer e admirar as suas incríveis capacidades de Photoshop! E ainda impressionei o chefe ao falar japonês : )

Trabalhei junto ao stand de um dos melhores jogos de todos os tempos: o Street Fighter! Entre os clássicos da Atari, Spectrum e Commodore aos recentes Sing Star, Wii e Guitar Hero.
16 horas a ouvir lolitas a cantar Mamma Mia dos Abba e metaleiros a tocar Mr. Crawley do Ozzy Osbourne.

Deixem-me é jogar Street Fighter : )

Agora juntem a isto, competições de vídeojogos, rapazes a coleccionar bonecas, um stand a vender espadas de ninja e samurais e Red Bull grátis aos putos!

Não sei como ninguém se chateou e aplicou um FINISH HIM!
No Woodstock dos vídeos jogos também não faltavam pedrados...

Fecha a boca rapaaaz! Esteve assim 4 horas seguidas! : /

É um mercado incrível com fans que vêem de todo o mundo. Um mundo à parte! No primeiro dia esperavam-se mais de 15 mil pessoas. Estou a ficar velho, reconheci apenas a Pucca e o Kenshin mas vá lá que estavam também alguns da minha geração: Super Mário e Luigi! : D

Os preços das recordações eram de loucos e cada bebida 2.25 euros. Oh chefe eu não ganho para isto! : )

Menina japonesa - cosplay

Acreditem que quando vemos um cosplay do Pacman e do Tetris já vimos tudo! Para o ano lá estarei de novo e desta vez trajado a rigor : )

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cursos de francês grátis

Em Lausanne há cursos de francês grátis para estrangeiros.

Inscrições*

Terça Feira das 16h às 19h

Quintas Feiras 10h às 12 horas

*todo o ano salvo férias escolares

Valor da inscrição: 10 francos (6.58 euros)

Aulas de segunda a sexta feira de manhã, tarde e pós-laboral

Place Pépinet 2, 1003 Lausanne

Telefone: 021 329 04 49

Email: francaisenjeu@bluewin.ch

www.francaisenjeu.ch

terça-feira, 7 de abril de 2009

Somos crentes...

O jornal de Lausanne anunciou que como medida anti-crise o cantão de Vaud irá atribuir 1000 CHF a cada habitação num total de 300 milhões de francos.

A medida está a provocar uma grande contorvérsia pois benefícia claramente os mais ricos, que recebem igualmente os 1000 francos (cerca de 658 euros) e serve, segundo o Conselho de Estado, para relançar o consumo que começa a ceder perante os primeiros passos da crise neste país.

O mesmo termina com um artigo de um economista e dados da OCDE a explicar o porquê de se tratar de uma má ideia, pois acredita que o valor será gasto em amortizações de dívidas e não no aumento do consumo.

Isto assim vale a pena pagar impostos neste país!

Não tivesse sido um perfeito exemplo do bom humor dos suíços, aproveitando o dia 1 de Abril, dia das mentiras : )

Eu que coloquei uma mentira aqui no Blog também fui bem enganado :D

Querias!!! Vai mas é trabalhar malandro :P

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Abrigos suíços

Um aspecto que ressalta aqui na Suíça e que provoca surpresa a turistas e recém-chegados são os abrigos.

Após a guerra fria muitos tornaram-se obsoletos, os privados são inclusive utilizados como arrecadações para colocar os skis, envelhecer vinho ou cultivar cogumelos : ) mas estão sempre a postos e com as portas abertas para catástrofes ou emergências.

São mais de 300 mil em todo o país, garantindo a protecção de 95% da população. Tem também alguns milhares em que estão incluídos os postos de comando militar e político, serviços sanitários e hospitais.

No caso de não termos um abrigo privado podemos registar-nos num público. Têm igualmente os famosos relógios suíços com a particularidade de um painel de luzes que permite distinguir quando é de dia e de noite :D

Durante a I e II Guerras Mundiais manteve-se neutra, embora na última Grande Guerra o exército tenha sido mobilizado para defender o seu território. Os esquiadores alpinos são atiradores natos reconhecidos mundialmente, juntamente com os finlandeses. O exército suíço tem o propósito de preservar a independência. Todos os cidadãos suíços cumprem serviço militar no activo ou na reserva até aos 50 anos. Três semanas por ano a apanhar sol, fazer exercício físico e disparar tanques para descomprimir! Afinal de contas, eles consideram como férias : )

O soldado suíço guarda em casa o seu equipamento em separado, armas e munições numa caixa lacrada que caso seja aberta terá que ser justificado apenas em casos de emergência nacional.

É usual haverem testes nas cidades. Ainda no outro dia aqui em Lausanne tocaram individualmente as sirenes em todos os bairros da cidade para verificar o seu funcionamento. Ou um anúncio de página completa no jornal com um mapa da região a anunciar que a tal dia e tal hora não devemos circular nessa zona pois há exercícios de tiro real : )

Aluga-se apartamento de peça e meia + bunker em regime de condomínio fechado :D

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Time to say goodbye...

Após ponderarmos bastante sobre a situação, sinto que está na altura de terminar com este Blog. O seu propósito foi alcançado e devido a recentes mudanças no país para onde emigrarmos está na hora de dizer adeus.

A falta de trabalho e recentes despedimentos levam-nos a partir novamente para Portugal, onde temos a nossa família sempre pronta a dar-nos a mão e ajudar-nos em momentos mais difíceis como o actual.

Apenas os amigos mais próximos tiveram conhecimento. Talvez com alguma sorte e choradinho ao meu ex-patrão possa ainda recuperar o antigo posto de trabalho.

A vida dá muitas voltas e algumas que não estamos mesmo a contar... e nem sempre para melhor!

A todos um muito obrigado pelos comentários e por partilharem um pouco das vossas histórias.

Bem Hajam!

Sonhos Milka