quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Stop Billag

Engane-se quem achar que na Suiça também não existem casos de falta de transparência, em que se paga para ter um serviço que deveria ser público ou pelo menos taxado por uma empresa do cantão.

A Billag é empresa privada com pagamentos obrigatórios, que cobra taxas a todas as residências por recepção de rádio e de televisão.

O valor a pagar de 3 em 3 meses é de 115.50 francos! São 462 francos anuais que pagamos apenas à Billag, cerca de 345 euros à taxa actual.

E nem se trata de televisão por cabo, é mesmo o serviço básico, mesmo que não o uses. O que vale é que inclui todas as televisões e rádios em casa. Em algumas casas se fosse facturado por TV : )

Se somarmos a isto o pagamento CityTV dos Serviços Industriais de Lausanne temos 784.80 francos, cerca de 586 euros!

586 euros anuais para TV e rádio. Um verdadeiro absurdo!

Se não quisermos pagar, além dos problemas judiciais ainda temos uma coima de 5000 francos.

Andamos a enriquecer uma empresa privada subsidiária da Swisscom, que este ano apresentou 67 milhões de lucro e tem 300 colaboradores!

Basta!

Brevemente irei mudar de internet, ao eliminar a assinatura do telefone fixo da Swisscom (outro roubo) o que nos vai permitir uma poupança de 327 francos no final do ano.

Podem aderir igualmente ao grupo Stop-Billag no Facebook

E assinar apetição na página do MCVD (Movimento dos Cidadãos de Vaud)

Petição Stop Billag

 

7 comentários:

Fernando Colaco disse...

Foi uma das coisas que nunca achei grande piada nem compreendi muito bem o conceito ou desculpa deles nos quase 6 anos que aqui estou.

Uma das minhas ideias parvas, ( estilo esta http://tinyurl.com/34y264t): já pensei mesmo em dar umas voltas ao Red Light district de Genève (300 metros de casa) e convencer algumas (quanto mais melhor) profissionais da rua a enviarem facturas à Billag por variados serviços que não quero mencionar aqui que isto até é um blog decente ao contrário do meu :).

As raparigas enviarem tais facturas à Billag, seria equivalente ao que a Billag faz a toda a gente, e nem tinham a desculpa de "mas nós não recorremos aos serviços diversos de nenhuma Sheila ou Natasha ou Lola", porque EU TAMBÉM NÃO VEJO TV (nem tenho) e não ouço rádio sequer. Talvez avance com este projecto agora que me voltei a lembrar disso. Thanks Pablo :)

Nuno Barreto disse...

Isto é do mais estúpido que existe na Suíça. É verdade que os canais de televisão têm qualidade, mas mesmo assim é um exagero.

Sonhos Milka disse...

Colaço tu tolo com sempre. Não deixas de ter razão na tua comparação. Tens rádio no Prius. Também conta :)

Barreto, é mesmo. E o que me espanta são os números 67 milhões de francos de lucro e 55 milhões de francos de custos de actividade por ano para dar trabalho a apenas 300 pessoas!

Assinem também a petição pf

http://www.petitionenligne.ch/petition/stop-billag-rendons-la-radio-tv-aux-citoyens-stop-billag/13

Sonhos Milka disse...

Vá acabem com esta porcaria de serviço, que se chama Billag, rápido que hoje já chegou mais uma factura para pagar!!!

Sonhos Milka disse...

Mais uma iniciativa:

http://www.byebyebillag.ch/de/home/

Vamos lá chegar aos 100 mil assinantes! As pessoas andam tímidas e continua tudo a pagar na mesma...

Kabujurra disse...

ola! eu nao tenho TV nem RADIO, apenas tenho um computador que uso pra ir ao facebook e pouco mais. e agr recebi uma carta da Billag a ameacar que senao me inscrever no site deles, vou receber uma multa de 5000 chf. tambem ja ouvi historias de pessoas que nao conseguem anular a sua inscrivao nessa billag. entao agora nao sei o que fazer. isto é mesmo obrigatorio??
Carla
JURA

Sonhos Milka disse...

Olá Kabujurra, obrigado pelo comentário.

Infelizmente a Billag é obrigatória e bastante lucrativa. Tenho colegas que não pagam e nunca tiveram uma inspecção nem receberam nenhuma carta mas se recebeste na minha opinião é melhores pagares os CHF 460 pois a multa é pesada.

Mesmo não tendo TV ou rádio basta teres um computador ou um telemóvel com acesso à internet para teres que pagar a Billag (Fonte: https://www.billag.ch/menages/questions-reponses)