sábado, 16 de julho de 2011

Cão paga imposto!

Esta semana recebemos em casa uma carta surpresa, ao estilo de muitas que me recordo de receber em Portugal. Daquelas cartas que não estamos à espera e que são para pagar!

Então não é que ficamos a saber que o nosso cão também paga imposto?!

Cada cão registado na Suiça tem um imposto anual no valor de 190 francos suíços, cerca de 165 euros, dos quais 100 francos são de imposto cantonal e os restantes de imposto comunal!

Apesar do nosso cãozito ter chip electrónico, estar inscrito na ANIS e ter passaporte suíço nem a Polícia, nem a ANIS (responsável pela identificação), nem o veterinário nos informaram que tínhamos (ainda) que o registar no Cantão.

A isto acrescento o ridículo de pagar um imposto que não tem vantagens absolutamente nenhumas... Compreendo que seja necessário proceder à limpeza de dejectos (100% de certeza que não são do nosso), há que pagar igualmente os saquinhos plásticos que estão mais ou menos bem distribuídos pela cidade ou manter  (assim espero) os asilos de cães sem donos ou abandonados.

O que continuo sem entender e discordar completamente é da falta de benefícios. Como exemplo, poderiam incluir um seguro de responsabilidade civil, um check-up gratuito anual, descontos em determinados veterinários ou ainda em serviços prestados pelo cantão, como é o caso da cremação após o animal falecer. Nada! Estes serviços continuam todos pagos e acreditem... muito bem pagos!

Quando chegamos à Suiça era muito raro ver um animal abandonado, chegamos mesmo a saber do caso de um idiota que abandonou uma gata grávida e que ao ser encontrada pelas autoridades teve que pagar 15 000 francos, cerca de 13 015 euros (muito bem merecidos!), além da gata e crias ficarem ao cuidado de outra pessoa/instituição.

Infelizmente, não sendo o nosso caso, acredito que possa aumentar o número de animais abandonados. A "técnica" consiste em deixá-los na floresta! Não é desculpa, afinal dá um valor mensal que não é alto, mas não queria ver este imposto como um incentivo ao abandono.

O cantão de Vaud onde residimos tem mais de 70 mil cães registados, e há donos que registam apenas um. As autoridades acreditam mesmo que apenas 1 em cada 3 é registado.

O cruzamento das bases de dados não perdoa aqui na Suiça, mais cedo ou mais tarde a factura acabará por chegar às suas casas...

O cantão factura mais de 3.4 milhões de francos suíços com este imposto e os nossos animais beneficiam apenas de 420 mil francos por ano, pouco mais de 10% do total, o que considero um escândalo! Pagar sim mas que beneficie directamente os nossos pequenos amigos...

Em caso de recusa de pagamento, juntam uma multa no valor de 100 francos ao total., no entanto o valor do imposto pode variar de cantão em cantão. Por exemplo em Vevey paga-se 150 francos e em Vuarrens não tem qualquer custo!

Parafraseando um amigo meu "a Suiça está a ficar demasiada europeia para meu gosto". Cada vez vemos mais mendigos, abuso de ajuda social, apoio a drogados e tráfico de droga nos bairros, não me admiro portanto que para o ano o nosso cão tenha que pagar também a vinheta das auto-estradas!

Para declarar o seu cão deverá preencher o seguinte formulário. Os gatos estão isentos do pagamento deste imposto.... ainda! Nada me surpreende, afinal de contas é tudo uma questão de dinheiro!

7 comentários:

mikatu disse...

estás a queixar-te disso, mas imagina que tinhas que pagar um imposto para veres televisão e rádio.... mesmo que não tivesses os respectivos aparelhos em casa, nem que nunca consumisses esses produtos. apenas terias de pagar porque usas a internet e tens um telemovel, que são aparelhos que "podem" ter acesso a ambos os produtos... espera, chama-se Bilag e isso já pagas.... mais de 460 francos por ano e sem qql vantagem ou beneficio.
Acredita, esse do cão até faz sentido ao lado do Bilag...

Sonhos Milka disse...

Olá mikatu, obrigado pelo teu comentário.

Considero que nem o do cão nem o da Billag são transparentes. Aliás a Billag já foi tema no meu blog no passado. Poderás encontrar o post em:

http://sonhosmilka.blogspot.com/2010/10/stop-billag.html

No entanto continuo a ver que o movimento Stop Billag e apesar de muita gente se queixar continua sem adesão significativa quer na petição ou no facebook.

claudia_f disse...

Realmente essa da Billag e do imposto sobre os animais é um atentado ao bolso do contribuinte sem qq vantagem! :( Sabes o que me alegra? é que enquanto na suiça tens 2 ou 3 situações dessas em que "te vão ao bolso" aqui em Portugal é em quase tudo...só não te roubam ou cobram imposto se não puderem!!

Sonhos Milka disse...

Obrigado pelo comentário Cláudia.

Sim, a balança mesmo assim ainda pende mais para Portugal apesar de 3 impostos ou facturas serem completamente ridículas ou mal geridas.

Anónimo disse...

Paga-se bem e tenho reparado que os saquinhos para recolher as fezes têm desaparecido dos sítios habituais, pagamos e nem direito a saco temos? Ou será que, já que pagamos eles recolhem? Em relação à Billag "no comments", ladrões legais! Portugal na matéria de pagar cenas surreais, continua como a Suiça, um país pacífico em que as pessoas não se manifestam e tudo é normal!

Claudia Morgado disse...

Boa noite, eu gostaria de saber qual o nivel de dificuldade para arranjar um apartamento em que aceitem o meu cachorro. Como sou só eu e o meu marido, queria alugar um estudio, mas não sei qual vai ser a dificuldade ou mesmo se aceitam...
Obrigada

Sonhos Milka disse...

Olá Cláudia, obrigado pelo comentário.

A dificuldade em encontrar um estúdio já por si é alguma e uma agência ou senhorio que aceite um animal ainda mais.

Normalmente nos anúncios de apartamentos indica se é permitido ter animais. Contudo tudo vai depender do senhorio, da agência que se encarrega do processo e dos vizinhos.

Se forem suíços são mesquinhos e não aceitam sequer que o cachorro ladre! Nossos vizinhos da frente têm um cão e de vez em quando lá solta um latido. Não nos incomoda, pelo contrário mostra que está feliz por ver os seus donos a chegar a casa :)