sexta-feira, 2 de março de 2012

Afinal os velhos...

... até tinham razão quando diziam "esta geração está perdida!"

Agora vejo que esta expressão faz cada vez mais sentido. Talvez porque também cresci e ocupei o seu lugar mas também pelas incríveis situações que tenho presenciado na Suiça. E cada geração que passa parece ficar ainda pior. Será esta a evolução que o Homem tanto ansiava?

No domingo passado dei por mim a dizer: "o que será deste país quando esta geração tomar as rédeas..."

Habituados em criança a fazer tudo o que lhes apetece sem que ninguém lhes diga nada, chegam a adolescentes ou jovens adultos estupidamente rebeldes sem causa.

A pressão da vida pessoal e do trabalho na Suiça chega a ser asfixiante com correria diária, trabalhar horas sem fim com maus hábitos alimentares. Não estão preparados nem querem tomar esse passo!

Não compreendo porque motivo jovens que nasceram ou cresceram cá, que têm todas as oportunidades de aprender uma formação e ter emprego garantido só se preocupam com futilidades e trabalhar o suficiente para pagar algumas facturas. Dizem eles que "querem gozar a vida e estão no seu pleno direito!"

O sentido da responsabilidade, civismo e respeito pelo patronato e colegas está perdido. Faltam constantemente à sua palavra, não assumem responsabilidades exigindo apenas o que melhor lhes convém.

O vandalismo tem aumentado na cidade, os controladores do comboio ao fim de semana e de madrugada chegam ao cúmulo de ser acompanhados por dois seguranças pois têm sido habitualmente agredidos e insultados. Nem mesmo a policia impõe respeito. São convidados a sair do comboio numa próxima paragem de outra forma o comboio não continuará para o seu destino, riem-se das autoridades e dizem que nem sequer pagam a multa porque nem documento de identificação trazem.

Já assisti a cenas incríveis como darem estalos e socos às suas namoradas. É costume dos suíços deixarem-se ficar no seu canto, desviando o olhar. É a sua forma de resolver os problemas, olhar para o lado e baixar a cabeça escutando música no seu Iphone.

Perdem-se no álcool e nas drogas e jogam futebol com sacos do lixo de madrugada.

Outro episódio recente: estar dentro da nossa garagem com a Miss Sonhos Milka e o nosso pequeno cão e um grupo de 6 adolescentes começarem a pontapear e sem nenhum motivo a porta da garagem... e pouco passava das 21 horas! Será necessário de futuro um recolher obrigatório?

O nosso prédio está em obras, o material foi deixado na rua pela empresa responsável. Basta vir o fim de semana que as espumas isolantes estão completamente danificadas. Não entendo qual é o prazer de abrir buracos num material que serve para isolar o prédio e evitar que as pessoas tenham frio e maiores custos anuais com aquecimento.

A esta gente falta-lhe um correctivo dos bons e aprendem uma coisa ou duas do que realmente é importante na vida. A Suiça e a sua imagem exemplar de último refúgio de respeito, civismo e segurança está a desaparecer a olhos vistos.

4 comentários:

claudia_f disse...

Aqui tb temos mto disso! Da vontade de perguntar se nao tiveram educaçao em casa e se foram criados no meio da selva!! Excesso de liberdade prematura, falta de educação, civismo e de umas boas palmadas/castigos para ver se aprendiam de vez!!

Litlle River disse...

Suiça???
Pareceu-me ler o retrato da "minha" Lisboa!

Sonhos Milka disse...

É Litlle River... e a tendência é a piorar.

Obrigado pelo comentário :)

Anónimo disse...

Muito Bom post.

Realmente, este flagelo agrava em muito a situação do pessoal...

Na esperança de poder ajudar,

deixo alguma informação adicional sobre trabalho temporário... não é solução, mas pode contribuir para um começo diferente... As pessoas não podem é desanimar! Força aí!

Trabalho e Empregos Temporários para os Jovens Encontra tudo sobre o trabalho temporário para jovens. Descobre onde, como e em que contexto esta poderá ser uma solução!
http://www.trabalhoparajovens.blogspot.com/

Força!