quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cultura

Aproveitando os meus dias de folga nada como um passeio pelo centro, exercício ao longo do Lago Leman e uma ida à biblioteca.

Uma das várias vantagens de viver em Lausanne é ter acesso gratuito às suas bibliotecas. Surpreende-nos logo à partida pelos seus horários tardios, pela variedade de livros actuais que dispõe, pela organização do espaço e até pelo sistema de empréstimo e multas. Mas o que mais me surpreende é o estado impecável em que os livros se encontram sem anotações ou páginas velhas, sujas e dobradas. Somos literalmente responsáveis pelo estado do livro que entregamos e não se facilita neste aspecto. Um livro da biblioteca é um bem útil para a sociedade e danifica-lo é mostrar desrespeito e falta de cultura.

Curiosamente tenho alguns livros em casa em inglês e frances que pretendo doar e fiquei a saber que a biblioteca neste momento nao aceita donativos por decisão da Direcção. Talvez por uma questão de logistica...

O que é tipicamente suíço é nao explicar com muitos pormenores quais os motivos. Nao se cria um dialogo com a funcionaria da biblioteca em que nos conta toda a sua vida e cusca com os leitores que "nao esta de acordo com isto e aquilo e que este ou aquele tem decisões parvas". Limita-se a informar educadamente que neste momento nao estão a aceitar e a cumprir com o seu trabalho.

História bélica, banda desenhada e livros de viagens continuam entre os meus favoritos.

O dificil é escolher até 20 livros e a biblioteca até dispõe de sacos para carregá-los para casa : )

Sem comentários: