domingo, 21 de setembro de 2008

O moderno M2



O mais moderno metro da Suíça é inaugurado nesta quinta feira em Lausanne. O chamado M2 tem 6 km, é inteiramente automático e o trajecto será feito em menos de 20 minutos. Velocidade máxima: 60 km/h. Haverá um de 3 em 3 minutos nas horas de pico, com capacidade de transportar 220 passageiros, 60 dos quais sentados.

A construção durou quase cinco anos e o novo metro deverá transportar 25 milhões de passageiros por ano. Custo total da obra: 736 milhões de francos suíços (uns 462 milhões de Euros). O orçamento inicial da obra era de 590 milhões de francos suíços (derrapagem de 20% no valor de 92 milhões de Euros)

"Os prazos foram cumpridos e o orçamento da obra foi ultrapassado de muito pouco", afirma Vincent Kaufmann, sociólogo especialista em mobilidade urbana a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL).

Eu não entendo como têm tanta neve por lá e não têm as mesmas "derrapagens" de 300% e 400% das obras públicas de Portugal!

Com 130 mil habitantes, Lausanne, capital do cantão de Vaud é a menor cidade do mundo a construir um metro.

Ele liga o sul ao norte da cidade, que é toda em declive, que sempre complicou a vida dos habitantes, sobretudo com a neve do inverno.

Outra particularidade é que, ao contrário de outros projectos urbanísticos, o novo metro é unanimemente saudado pelos habitantes de Lausanne, que votaram e aprovaram o projecto.

Uma das particulares da democracia directa suíça, quando um projecto ultrapassa um dado orçamento, proporcional ao número de habitantes, esse projecto tem de aprovado em votação popular.

Quanto a isto, não farei quaisquer comentários :)

Três dias de festa, com muita música nas principais estações, alguns trechos serão abertos ao público para a inauguração. Ele entrará realmente em serviço no final de Outubro, pois ainda faltam alguns testes de funcionamento.

Esta foi a maior obra de engenharia da história recente da cidade. Foram perfurados 7 km de túneis numa topografia de quase 400 m de desnível entre a primeira estação, na beira do lago Léman, e a última, perto da comuna de Epalinges. O traçado é 90% subterrâneo com 14 estações e 398 metros de desnível.

Abençoado sejas M2! Sê muito bem-vindo! :)

Fonte: www.swissinfo.ch

2 comentários:

aurora disse...

hehe :)

Pelos vistos vou ter que voltar a Lausanne para ver o M2 :D

Da última vez que lá estive visitei a cidade de autocarro :D existiam então uns passes de 2 dias que nos davam direito a andar em todos os tranportes públicos da cidade e quando olhámos para o declive das ruas não foi preciso muito para nos convencer a comprar um O:)

Sonhos Milka disse...

Pois a cidade olímpica obriga a exercício extra. O declive das ruas é um bom desafio para quem quer ficar em forma :)

Obrigado pelo comentário!

Sonhos Milka