quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Vassalagem

Portugal, país de Reis e dos Descobrimentos, continua ainda hoje a ser um país vassalo e com as prioridades trocadas.

A RTP, canal público do Estado, abre o seu Telejornal com a notícia de uma aldeia em Amarante que estava há 3 dias isolada sem água e electricidade devido à neve que se tem feito sentir na região. Notícia que tive oportunidade de ler igualmente no jornal Le Matin aqui na Suíça com um destaque de 1/4 de página, o qual refere que a população de 5 aldeias de Amarante estiveram privadas também de cuidados médicos.

Até aqui tudo normal, o que me mais me surpreende é a peça da RTP ser interrompida pelo pivot para ir em directo a Zurique, pois era prioritário entrevistar o Cristiano Ronaldo, premiado como o melhor jogador do mundo de futebol.

Além de não ser capaz de juntar 2 palavras na mesma frase, partilhou o prémio com os portugueses apenas quando o jornalista o recordou. Típico discurso de jogador de futebol, vira o disco e toca o mesmo.

O Estado, o Governo, os media e as instituições portuguesas não cuidam das suas populações. Em vez disso é prioritário aclamar jogadores de futebol e os senhores doutores com as suas palavras de imenso apreço e gratidão!

4 comentários:

cipereira disse...

(Mais) um post excelente, que demonstra a mentalidade pequenina de Portugal e que me faz sentir cada vez pior aqui!

"o que me mais me surpreende é a peça da RTP ser interrompida pelo pivot para ir em directo a Zurique"

isso até nem foi mau de todo, para mim claro! ;-p

Mas "pois era prioritário entrevistar o Cristiano Ronaldo, premiado como o melhor jogador do mundo de futebol", isso é que... enfim!... Nem merece comentários!

Anónimo disse...

Bem "Postado". Vou re-publicar no meu Blog. Se houve coisa que me irritou foi o movimento gerado à volta disto pela comunidade portuguesa aqui (Geneve), quando para qualquer acção humanitária ou em algo que possam mesmo ser úteis, não se dão ao trabalho de mexer um dedo sequer.

Uwish4 disse...

Como tudo na vida, ganha o gera mais dinheiro e a televisao ou o telejornal, é um meio de gerar dinheiro como qq outro.

Sinceramente (nao sei se tou a ficar velha... e tal...) mas essas coisas nao me chocam ja... Preocupo-me sim com os hospitais e os medicos de Portugal e do mundo inteiro se preocuparem com os seus doentes, por exemplo.... E aqui diras que os hospitais tb sao uma forma de gerar dinheiro, mas gera-se mais e melhor se for bem praticado, como qq profissao... no final das contas, ganha sempre mais o que o faz da forma correcta... digam o que disserem...

O ladrao chega la mais rapido, mas nao dura o mesmo tempo.

beijocas

Dreamer disse...

Excelente Post, parabéns Homem do Chocolate!

Na realidade em nada me supreende esta noticia, pois retrata fielmente a mentalidade do povo Portugês.Ainda se lembram do que fizeram ao Pedro santana Lopres em directo num Telejornal?
Mas e que diferença faz se a população de 5 aldeias de Amarante estiveram privadas de cuidados médicos? Não estão quase sempre?
Pessoas a terem de ir para a fila de utentes de um Centro de Saúde ás 04.00 da manhã sem terem certeza de conseguirem uma consulta é que deveria ser tema de interrupção ou mesmo de abertura dos noticiários!
Por estas e por outras é que:

Em Portugal, nada me espanta...tudo me choca!

Grande Abraço

W123