segunda-feira, 6 de abril de 2009

Abrigos suíços

Um aspecto que ressalta aqui na Suíça e que provoca surpresa a turistas e recém-chegados são os abrigos.

Após a guerra fria muitos tornaram-se obsoletos, os privados são inclusive utilizados como arrecadações para colocar os skis, envelhecer vinho ou cultivar cogumelos : ) mas estão sempre a postos e com as portas abertas para catástrofes ou emergências.

São mais de 300 mil em todo o país, garantindo a protecção de 95% da população. Tem também alguns milhares em que estão incluídos os postos de comando militar e político, serviços sanitários e hospitais.

No caso de não termos um abrigo privado podemos registar-nos num público. Têm igualmente os famosos relógios suíços com a particularidade de um painel de luzes que permite distinguir quando é de dia e de noite :D

Durante a I e II Guerras Mundiais manteve-se neutra, embora na última Grande Guerra o exército tenha sido mobilizado para defender o seu território. Os esquiadores alpinos são atiradores natos reconhecidos mundialmente, juntamente com os finlandeses. O exército suíço tem o propósito de preservar a independência. Todos os cidadãos suíços cumprem serviço militar no activo ou na reserva até aos 50 anos. Três semanas por ano a apanhar sol, fazer exercício físico e disparar tanques para descomprimir! Afinal de contas, eles consideram como férias : )

O soldado suíço guarda em casa o seu equipamento em separado, armas e munições numa caixa lacrada que caso seja aberta terá que ser justificado apenas em casos de emergência nacional.

É usual haverem testes nas cidades. Ainda no outro dia aqui em Lausanne tocaram individualmente as sirenes em todos os bairros da cidade para verificar o seu funcionamento. Ou um anúncio de página completa no jornal com um mapa da região a anunciar que a tal dia e tal hora não devemos circular nessa zona pois há exercícios de tiro real : )

Aluga-se apartamento de peça e meia + bunker em regime de condomínio fechado :D

2 comentários:

aurora disse...

Olá :D

Embora no passado a utilidade dos "bunkers" tenha sido mais virada para a protecção da população contra um eventual ataque, hoje em dia eles ainda são mantidos (principalmente os comunitários) em perfeito funcionamento para um eventual caso em que venha a existir uma fuga por parte de uma das centrais nucleares do país.
Daí os exercícios com as sirenes ;) Periódicamente, os centros urbanos que se situam perto ou na zona de perigo de uma das centrais nucleares, fazem exercícios de treino para as pessoas da protecção civil.

Sonhos Milka disse...

Olá aurora, obrigado pelo comentário! Nada como a opinião de quem sabe ;)