quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tempo de crise...

... tempo de oportunidades!

No dia 24 de Março face à crise actual nos EUA todos os colaboradores temporários da empresa onde trabalha a Miss Sonhos Milka foram dispensados por falta de encomendas. O mercado dos EUA e do Japão eram fulcrais. O objectivo da empresa é de reabsorver os trabalhadores assim que o mercado comece a dar sinais de melhoria. A indústria na Suíça, ao contrário da imagem internacional habitual, tem um peso bastante superior a outros mercados como o da banca, relojoaria e dos chocolates : )

Apesar de em Dezembro garantirem que em Abril ficaria nos quadros da firma, em apenas 3 meses muito tem mudado. No mês de Março parecia que uma nuvem negra se abatia sobre a Suíça. Pouco a pouco, semana após semana, trabalhadores começam a ser dispensados. Quatro aqui, dez ali num total de mais de 70! A média é de 100 por dia...

Em tempos de crise muitos têm emigrado para a Suíça e outros que esperavam o El Dorado dos anos 70 e 80 têm regressado aos seus países de origem. Ainda é um país de oportunidades mas em tempos de crise a dificuldade é cada vez maior, nas agências pedem mais qualificações e os tugas com 20 anos na Suíça até desviam os nossos currículos com receio de perder o seu trabalho para jovens mais qualificados! É incrível mas verdade.

Nesta empresa tiveram a consideração perante o bom trabalho e profissionalismo da Miss Sonhos Milka, dispensando-a apenas no dia 24 de Abril para que pudesse ter direito ao subsídio de desemprego (faria 1 ano de descontos no 9 de Abril).

Perante esta adversidade orgulhamo-nos de não baixarmos os braços. Apareceu uma oportunidade no site JobUp.ch para um posto similar mas na área da saúde. Primeira entrevista em francês e inglês com uma prova de competência prática. Ficou apurada para a segunda entrevista entre vários candidatos.

Gostaram tanto que secretamente marcam uma 2ª entrevista apenas para entregar o contrato de trabalho : )

Recusaram que fosse assinado no momento, preferem que leia calmamente em casa todas as condições, benefícios e código de conduta da empresa. Isto é de estarmos mal habituados...

Além do bom nome o contrato tem muito boas condições, nos quais incluem horas extras pagas a 125% hora, um aumento de 40% em relação ao salário anterior, carro da firma e um ambiente de trabalho entre americanos e suíços.

Resta agradecer a oportunidade à empresa anterior, que deu uma mais valia ao seu currículo e as excelentes referências que são mais importantes do que diplomas aqui na Suíça!

Actualmente estou num projecto de telecomunicações a 50%, apenas 4 horas por dia. Apesar de ser um trabalho temporário e de o ter feito já em Portugal, estou a gostar da experiência. Tem-me ajudado a melhorar o meu nível de francês, conhecer o mercado helvético. Ah e mesmo sendo outsourcing ganho 4.4 vezes mais que em Portugal. Idiotas chupistas!

Sinto-me mais descontraído para fazer aquilo que melhor sei, não me sinto pressionado nem o chefe nos olha de alto a baixo e por cima do ombro.

E assim continuamos felizes dia após dia, com 20 graus no país da neve e esplanadas já com turistas!

A Primavera é uma óptima altura para visitar a Suíça ; )

8 comentários:

aurora disse...

Muitos parabéns e boa sorte nos novos empregos para os dois :)

Unknown disse...

é bom saber que apesar da crise que está a afectar todos os países, continuam a haver oportunidades de emprego...boa sorte!

Hydrargirum disse...

Que maravilha!!! Assim sim, da gosto!!!! Os meus parabens a Miss Sonhos Felizes pelo achievement:)

Prendi/me na tua frase "felizes dia apos dia"...

:)

Hydrargirum disse...

Ah! E parabens tb para ti!!!! Nao penses que estou a ser sectarista!!!!

Marshmallow disse...

A diferença está na atitude com quem se enfrentam as crises. Há quem baixe os braços e há quem vá há luta. É assim mesmo! Parabéns e felicidades!

Sonhos Milka disse...

Obrigado a todos :)

A crise está em todo o lado, há dias mais desmotivantes que outros mas estamos bastante satisfeitos com a evolução.

Mais do que a falta de trabalho assusta-me na crise a falta de perspectivas de trabalho!

Eu ainda estou a começar. Na minha área a minha principal dificuldade ainda é o francês. Mas isso com o dia-a-dia vai-se ultrapassando.

Beijos e abraços :)

Uwish4 disse...

Uau!

Muitos parabens aos dois!!! Que tudo continue a correr bem!

De facto por aqui é igual, referencias de trabalho sao mesmo mais importantes que cursos! ;)

beijinhos!!

Sonhos Milka disse...

Olá Tatoia,

Obrigado pelo apoio!

A antiga empresa vai entrar em falência técnica. E é líder mundial no seu sector!

Esperemos que possa ainda melhorar.

Abraços e beijos