sexta-feira, 17 de julho de 2009

Empreendedorismo

Mais do que entregar um donativo e não fazer minima ideia do que vai ser feito com ele e se vai alguma vez chegar ao seu destino, aprecio projectos de empreendorismo sociais. Neste, invés de dar o peixe, ensinamos a pescar ao emprestarmos capital a empreendedores de paises subdesenvolvidos.

Um dos que conheci ha alguns meses e que me tem cativado é o Kiva.org.

Recentemente a Kiva incluiu os Estados Unidos da América, o que provocou diferentes opiniões um pouco por todo o globo. Uns acreditam que a pobreza é um problema mundial e que mesmo os EUA têm uma taxa de pobreza alta, o que viabiliza a implementação de microcréditos e, segundo, quem empresta é que tem o poder de decisão.

Outros, acham injusto e não ético entre os casos dos EUA, quando um arquitecto de Nova Iorque pretende um emprestimo no valor de 7000 dolares para construir um website e ter formação em design grafico porque agora quer especializar-se nessa area.

Cada pais tem a sua comunidade de lenders no site da Kiva. A nossa comunidade suiça, constituida por 146 membros, ja emprestou mais de 31 mil dolares em 1045 emprestimos.

O nosso primeiro emprestimo de 25 dolares foi para uma senhora comerciante do Ghana que necessitava apenas de 500 dolares para aumentar a sua capacidade de compra de sementes de palma para fabricar oleos para a industria farmaceutica. O tempo total de pagamento é de 8 meses e neste momento 40% do valor ja foi amortizado, valor este que pode ser novamente emprestado, doado à Kiva ou facilmente transferivel para uma conta Pay Pal.

Podem-se ajudar igualmente associações, escolher entre varios sectores (agricultura, saude, alimentação, entre outros) e até adquirir cheques-oferta para divulgar o Kiva aos amigos. Na ultima semana mais de 3100 empreendedores foram financiados num valor superior a um milhão de dolares.

Tem videos no Youtube com a fantastica historia dos fundadores e varios testemunhos (palavra de pesquisa kiva.org)

Loans that change lifes

http://www.kiva.org/

Sem comentários: