segunda-feira, 3 de agosto de 2009

1 de Agosto

Dia Nacional da Suiça. Durante o dia não vimos qualquer festejo, apenas preparativos e miudos a rebentar bombinhas. à noite fomos aos festejos e fiquei desapontado. Esperava que fossem mais tradicionais com instrumentos, vestuario e danças locais e não um woodstock das comunidades.

Os suiços presentes em clara minoria, talvez apenas 10% fossem suiços, reconheciam-se apenas por um boné ou camisola com bandeira da Confederação Helvetica! Os restantes viram apenas uma oportunidade para se embebedarem e sujarem toda a cidade, sem qualquer respeito ou civismo.

Viver aqui tem dias em que é uma relação de amor-odio. Muitos não acrescentam mais valias a este pais. Trabalham no que os suiços não querem fazer e aumentam o consumo, mas são demais! Principalmente nos centros urbanos porque se formos passear a locais turisticos é muito raro encontra-los.

Tem havido um crescimento incrivel de cidadãos das colonias francesas, sul americanos e sem papeis. Este pais é reconhecido pela harmonia entre os povos mas actualmente as autoridades estão a facilitar o controlo das populações. Ainda ha 8 anos, quem não tivesse contrato de trabalho ou papeis em dia, apanhava o autocarro um minuto antes de ele chegar para (tentar) não ser submetido aos controlos da policia feito nas paragens. Quem não tivesse papeis era imediatamente acompanhado à fronteira.

Gostaria que esta crise tivesse melhores dias para que muitos do que ca estão voltassem ao seus paises. Sera que voltariam?

Ninguém gosta de ver um pais a mudar tão rapidamente face à crise e globalização e o que defendem os sem papeis na Suiça não os querem com certeza frente à sua casa! Ao contrario de outros emigrantes não temos planos de regressar o que nos faz recear qual sera o rumo que este pais ira tomar. é um problema global, amigos na Australia dizem-me o mesmo, que, tal como nos, gostam de viver numa sociedade multicultural mas que os chineses e indianos não param de chegar todos os dias.

4 comentários:

Marshmallow disse...

Nós também viemos sem data de regresso e longe vão os dias cor de rosa dos primeiros anos. Também por aqui se assistiu a um aumento brutal de emigrantes. No entanto o que me deixou surpreendida aí em Lausanne foi a quantidade de vezes que ouvi falar português.

Sonhos Milka disse...

E ainda estão por ca Marshmallow? Podiamos combinar um café :)

Marshmallow disse...

Fomos mesmo por pouco tempo. :(
Mas acho que há-de aparecer mais oportunidades. Se os meus cunhados nos quiserem aturar mais vezes! :)

Sonhos Milka disse...

Esperemos então que tenham gostado e que numa proxima possamos encontrarmo-nos. Estivemos de férias e sem internet :)