terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Cheer up mate, it's not the end of the world!

Nem em Portugal e em tempo de descanso perdoam!

BOM ANO 2010!

6 comentários:

alaye disse...

É uma vergonha ver que os jornais portugueses ainda percam tempo com tabulóides destes, jornalistas que fazem mal o seu trabalho, pois ao invés de darem notícias nacionais ou mesmo internacionais bem mais interessantes e educativas para o povo, ocupam-se de falar mal da vida alheia e contentam-se mais uma vez com a miséria alheia para minimizar a sua própria frustração.

Tenham vergonha, utilizem todos esses anos de estudos académicos e façam artigos de grande qualidade jornalística.
Aprendam, a vida dos emigrantes por cá, Suiça, não é e nunca foi pêra doce, pois não, não é uma América dos tempos antigos, também não, aos que querem vir, é bom que saibam, é muito difícil, mas tudo se faz aqui para sobreviver, trabalhar, pagar uma renda alta, comida, seguros vários, para se fazerem poupanças, tudo a pensar numa vida futura melhor.
Devo dizer que aqui, ao contrário de em Portugal, o que me surpreendeu e muito, embora haja um lado negativo, justificada pela falta de resposta, é que, o português aqui entrega-se de corpo e alma a todo o trabalho que aparece e mais, consegue ser tão criativo que chega a ter 4 a 5 trabalhos diferentes por dia, se ñ mais.... seria isto possível em Portugal?

Creio que jamais.E aqui maiores de 28 até aos 80 ou mais se tiverem saúde, são válidos para trabalhar, ok?

Está a ver caro jornalista, aqui tem um tema excelente para explorar, ao invés de falar em misérias e desempregos que tão pouco se sentem na verdade!

Eu explico-lhe, talvez dos 5 empregos que algum português (a) tivesse, talvez tenha perdido um deles!!! Mas isto é desemprego?Duh.

Devo dizer a quem estiver a ler este blog, que emigrei faz agora um ano, e tb eu estive em Portugal pelo natal, que rico natal entre a família e amigos.

Regressei em Janeiro ,cheia de dúvidas se ficava por lá ou se voltava, mas a frustração já era tanta que me deixei trazer pela "dúvida".
E tal como tu Milca tive grandes oportunidades de reencontrar amigos e conhecidos por lá, passar uns tempos com eles na boa conversa, para saber das coisas da vida e de como corria a vida deles claro!
Mas poucas palavras me disseram, estão tb mais envelhecidos, e o que um ano degrada uma pessoa? Cabisbaixos, tristes e descontentes com tudo e com o mundo. Não têm já as mesmas convicções, objectivos e motivações.

Há meses que não sabem se o dinheiro que lhes resta do ordenado e após pagar algumas despesas, se devem pagam o empréstimo habitação, ou fazem melhor em gastá-lo em bens alimentares? é triste, muito triste vê-los nestas condições, muitos acabaram por dar o braço a torcer, e a elogiar a minha coragem de parti de lá.

HAJA SAÚDE, ALEGRIA, CORAGEM, FORçA PARA ENFRENTAR O TRABALHO TODOS OS DIAS E VIVER A VIDA COM TODAS AS FORçAS, PORQUE ELA NÃO SE FAZ SÓ DE TRABALHO :D

alaye disse...

Continuando;
Tudo porque conheciam a minha realidade, sabiam das minhas limitações linguísticas, e sabiam que seria impossível ficar aqui mais que 4 meses.
Para vos ajudar a compreender do que falo e digo-o com sinceridade, não sabia dizer uma palavra em francês, se não os bons dias, boa tarde e boa noite, quanto mais sabia realizar uma conversa! Não, não sabia mesmo nada de nada de francês.Tive apenas um ano de francês na escola e já lá vão muitos anos, e foi muito básico.

Tenho 34 anos, tinha trabalho fixo em Portugal,e já me encontrava no quadro da instituição há muitos anos. Mas estava farta de ser profissionalmente explorada e de o sentir todos os dias na pele.

Era uma simples assistente administrativa, que em vez de fazer as tarefas da sua própria categoria, fazia trabalhos maiores, trab. de uma jurísta ( esta situação não me entristecia, de todo, até me orgulhava, porque demonstrava que tinha capacidade para o fazer, se não, não me confiavam), todavia, o ordenado não era equilibrado, como sempre, ás tarefas exercidas.
Assistente administrativa e jurista, são duas categorias muito específicas, uma delas carece de curso superior e a outra não, e vão muitas centenas de euros de diferença de ordenado.
Legalmente infringia-se muitas leis, com a sobreposição de tarefas, pois ñ me competiam.

Jamais vi um agradecimento pelo bom trabalho feito, uma palmada nas costas, ou mesmo pelo enorme esforço feito para concluir os objectivos anuais estipulados.

Muitas horas dei ao empregador que nem em dias me gratificou. Tb ñ tinha hipóteses se fizesse exigências, era o maldito sistema.

alaye disse...

Cont.
O mais absurdo acreditem, era, enquanto me sentava e fazia o "meu" trabalho, a quem competia fazê-lo, passava horas em conversas telefónicas, em cusquices, coisas fúteis, ou mesmo a beber vários minutos de café, n me enganei, isso mesmo, tudo fazer passar o tempo.

Considero-me uma pessoa profissional, exigente, polivalente, não tenho medo do trabalho, gosto muito de trabalhar, de aprender novas coisas, novos ofícios, adoro conhecer e lidar com pessoas de diferentes estatutos sociais, côr ou nacionalidade.

Trabalho desde os meus 14 anos de idade, já fiz um pouco de tudo, estou habituada a empregadores diffíceis, a engolir sapos.
Creio que o facto de querer sair do país não estava em mim, está sim no sistema, no sistema que nos obriga a trabalhar cada vez mais e mais e ganhar cada vez menos, meeeenos,e para quem quer manter o seu posto a democracia não funciona, se pode contestar algo, sujeita-se a ir para rua e por justa causa!!! Lool
Mais...
Progressões de carreira? Para quem?Só para altos postos, porque para todos nós privados e públicos estava congelada!!!
Aumento de salários? Não dão sequer para o gasto mínimo na compra de meia dúzia de papos secos e um litro de leite.

Conclusão, subidas de ordenado, daqui por uma década ou mais, mas irão aparecer.

Descontos? Esses vão ser cada vez maiores.
Assunto difícil para ser alterado em poucos anos como foi fácil aumentar em poucos meses, por isso habituem-se que eles assim se manterão ou ainda virão a crescer.
REALIDADE:
O POBRE ESTÁ CADA VEZ MAIS POBRE!!!!E O RICO CADA VEZ MAIS...

alaye disse...

cont3.
O SISTEMA NÃO FUNCIONA PARA QUEM TEM VONTADE DE TRABALHAR E FAZER O PAÍS PROGREDIR.

NA SUIçA QUEM QUER TRABALHAR, É VÁLIDO PARA O FAZER, DESDE QUE TENHA SAÚDE E FORçAS PARA TRABALHAR, MAS EM PORTUGAL ATENçÃO JÁ SE COMEçA A SER-SE VELHO(A) APARTIR DOS 28 ANOS, E TEM DE TER BOA FORMA FISICA E UMA CARA LAROCA, OK, OU UMA BOA CUNHA. VEJAM ANÚNCIOS DE JORNAL.

Foi aí que, SEM PENSAR acabei por me libertar da tb triste e rotineira vida que levava e vim para a Suiça...larguei a família que amo de paixão, os amigos, o emprego fixo, a casa linda que com sacrifício restaurei, e ainda pago empréstimo dela, arrumei algumas roupas, identificações, na minha mais fiél companheira, a minha cadelita, lool, viatura, algum dinheiro (subsídio de natal) e parti.
Ao chegar aqui sabia que ia encontrar muitos obstáculos, eheheheheh, mas fiei-me no meu rico e belo curriculum e tb nos tantos anos de inglês estudados, embora pouco praticados.
Passados uns 3 ou 4 meses, depois de tanto entregar cópias de curriculum, em empresas de trab. temporário, logo percebi de que de nada os cursos me serviriam aqui.

Mas até o inglês ñ me ajudou...andei em algumas empresas americanas e inglesas, mas ninguém um emprego para me dar.
Amigos, conhecidos aqui? Tenho conhecidos,amigos não.

Nem a uma entrevista foram comigo.
Não me deram indicações qdo precisei, de onde me dirigir para me legalizar, me inscrever para tudo e nada. Não mexeram o c...para me dar a mão.

O que me apareceu, veio da minha teimosia, insistência, de poucas palavras mal ditas, mas felizmente compreendidas, de que queria imenso um emprego, ou um trabalho mesmo limitada a língua.

Hoje em dia trabalho como muitos outros portugueseS por cá, numa empresa de limpezas, lool, ainda á hora, nem 50% é, o que não é bom, mas vai dando, acredito que a situaçao vá melhorar, mas de qualquer forma é um trabalho grato, difícil de obter e muito bem vindo.

Nunca esperei vir a fazer este tipo de trabalho, não me envergonha, mas sei que tenho capacidades para mais.

A vida é dura, aqui e lá no nosso Portugal, mas haja coragem, determinação e força para enfrentar dificuldades menores, porque as piores e maiores acho que todos já as passámos assim que chegamos aqui, sem casa, trabalho, dinheiro, prespectiva de seja o que for...

HAJA SAÚDE, ALEGRIA, CORAGEM, FORçA PARA ENFRENTAR O TRABALHO TODOS OS DIAS E VIVER A VIDA COM TODAS AS FORçAS, PORQUE ELA NÃO SE FAZ SÓ DE TRABALHO :D

alaye disse...

cont.4
Nem a uma entrevista foram comigo.
Não me deram indicações qdo precisei, de onde me dirigir para me legalizar, me inscrever para tudo e nada. Não mexeram o c...para me dar a mão.

O que me apareceu de trab, veio da minha teimosia, insistência,força de vontade, da necessidade explicada por palavras mal ditas, mas felizmente compreendidas.

Hoje em dia trabalho como muitos outros portugueseS por cá e com bastantes portugueses tb, numa empresa de limpezas, lool, ainda á hora, nem 50% é, o que não é bom, mas vai dando, acredito que a situaçao vá melhorar, mas de qualquer forma é um trabalho grato, duro, difícil de obter para quem acaba de chegar, mas é muito bem vindo.

Nunca esperei vir a fazer este tipo de trabalho, não me envergonha, todavia, sei que tenho capacidades para muito mais, mas esse mais ha-de vir com o tempo.

A vida é dura aqui e tb no nosso Portugal, mas haja coragem, determinação e força para enfrentar dificuldades menores, porque as piores e maiores acho que todos já as passámos assim que chegamos aqui, sem casa, trabalho, dinheiro, prespectiva de seja o que for...

HAJA SAÚDE, ALEGRIA, CORAGEM, FORçA PARA ENFRENTAR O TRABALHO TODOS OS DIAS E VIVER A VIDA COM TODAS AS FORçAS, PORQUE ELA NÃO SE FAZ SÓ DE TRABALHO :D

Sonhos Milka disse...

Alaye muito obrigado pelo testemunho.

Muita força, o objectivo do meu blog é mesmo a partilha de testemunhos. Há quem tome a emigração na Suiça como o 8 ou o 80.

E mesmo entre os emigrantes as suas histórias, em termos de dificuldade, são tão diferentes!

O portugues tem uma imagem de trabalho, realmente não entendo porque é que não é assim na terra dele.

Mas tem igualmente uma imagem de atrasado! Em mais de 30 anos de emigração pouco mudou. Ainda se continua a pensar que somos miseráveis que se sujeitam a tudo por quase nada! E claro depois existem muitos abusos!

Infelizmente e até ao momento o meu curso de nada me vale, cursos superiores so os de engenharia, enfermagem ou informatica.

Um CFC (curso profissional) aqui é muito mais respeitado que uma licenciatura. E até lhes dou razão, porque em Portugal sai-se com o canudo muito mal preparado. Andam-se a estudar autores que já morreram a mais de 50 anos e o "saber fazer" não interessa! É o país dos teóricos...

Por aqui os mais próximos, infelizmente cada vez conta-me com menos. Por sermos portugueses não significa que se ajudem mutuamente, mas como já o referi aqui no Blog também nunca vi uma emigração portuguesa igual à que existe aqui na Suiça!

Ainda agora no ultimo trabalho tive que ir a tribunal e os meus antigos colegas portugueses e franceses ja estavam prontinhos para criar falsos testemunhos e defender o patrao com mentiras, tudo e apenas por um salario. Miseraveis! E o mais irónico é que o mesmo vai acontecer-lhes um dia...

Sei o que sentes, eu tambem tenho capacidade para muito mais, tenho feito trabalhos aqui por vezes inacreditaveis e até prejudiciais à saude. Tudo isto porque também fui educado quem quer trabalhar não deve ter nunca vergonha.

Creio que o timing, a oportunidade (alguém dar a mão) e encontrar as pessoas certas (correctas e honestas), são os factores mais importantes por cá.

Quando fui buscar o permis B, vi um casal mais velho desorientado que ajudei. Indiquei onde ficava o balcão do permis C. Falavam muito mal francês, lá está, chegaram a bom tempo.

Com tudo e tudo só me arrependo não ter saído mais cedo.

Uma vez mais obrigado pelo teu testemunho e espero que encontres a tua oportunidade e gente correcta de agora em diante!