terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Popota

Recém chegados de um descanso em Portugal para ver a familia e os amigos trago mais 6 quilos de bagagem na zona abdominal!

Como é possível?! Vejo um ano de exercício físico pela frente : )

"Popota Collection: Complete Personal Trainer Series - Low Impact Aerobics and Stretch; Abs, Buns & Thighs; Total Body Sculpting" :D

A cidade onde cresci está igual. Cada vez mais lojas por arrendar (simplesmente rídiculos os preços que os senhorios cobram) e cada vez mais negócios com dezenas de anos de existência a encerrar. Recordo-me de uma loja de malas e artigos em pele com pelo menos 50 anos...

Dou-vos um exemplo recente: um inquilino que estava numa loja perto de minha casa há vários anos conversou com o senhorio e disse-lhe que 1500 euros era de momento uma renda alta e que tinha uma loja um quarteirão abaixo por 1000 euros mas que daria sempre preferência ao actual.

Inconformado o senhorio recusa, prefere manter a loja vazia por meses e até anos do que baixar o valor da renda. Bem, a loja é dele, ele decide o que fazer e neste caso não houve qualquer chantagem da parte do inquilino. Este aproveita e sai para a outra loja, que até é melhor localizada e tem tido mais clientes.

O senhorio passado pouco tempo arrenda a sua loja por 1000 euros a outra pessoa! É este o espírito que ainda se mantem numa cidade cada vez mais deserta e num país onde o governo quer promover o empreendorismo entre os mais jovens.

Encontrei as pessoas mais abatidas e conformadas. Mesmo num jantar de amigos vi-os sem as habituais brincadeiras de outros tempos.

No mês de novembro recebi o telefonema que o emigrante mais teme quando está longe da sua família. O meu avô teve um AVC ficando paralisado e sem fala, esteve internado os últimos 2 meses.

Tive oportunidade de o visitar no hospital de Espinho e que conta (finalmente) com boas instalações para acamados.

Trazê-lo para casa tem sido uma aventura para a minha pobre avó que fica limitada, mesmo com assistência diária da Santa Casa da Misericórdia.

Curiosamente é o início de mais uma história. Ao perguntar na Santa Casa por vagas para um acamado contestam que não existem. Apesar de haverem cerca de 100 pessoas na lista de espera "nada é impossível" como nos respondem em seguida. Basta fazer um "donativo" para surgir uma vaga e sermos número 1! Mas um "donativo" daqueles que não se obtém recibo nem dá para descontar no IRS se é que me entendem...

Uma Mafia. E jamais pensei que para um lar fossem necessário pelo menos 3000 euros de jóia e 1200 euros (mensais!!!), fora os medicamentos e fraldas. Incomportável. Mas que grande negócio.

À noite deu para alugar bons filmes. Tinha saudades do vídeo clube local e mesmo fora continuo a dar preferência a filmes em português! : )

Este ano estivemos 10 dias. Por dividir o tempo entre a casa da minha família e da família da Miss Sonhos Milka passamos bons momentos. Também me mantive mais ocupado, não senti aquela vontade de contar os minutos para voltar a casa.

Um BOM ANO 2010 a todos!

2 comentários:

chocolatsuisse disse...

Também tive esse mesmo telefonema, mas felizmente a minha avó só esteve 2 dias no hospital, foi mesmo ligeiro, mas foi um valente susto para mim, não estou preparada ainda para a perder, e sei bem que já tem uns 85 anos, mas é muito difícil só de pensar.

Sonhos Milka disse...

Ainda bem chocolatsuisse. Muita saúde, foi apenas este o meu pedido para 2010 :)