segunda-feira, 12 de março de 2012

Férias? Não obrigado!

"Os Suíços estão loucos!" ou ainda "A Europa não compreende os votos suíços", fazem hoje as manchetes dos jornais helvéticos. Motivo? A recusa de um aumento de 4 para 6 semanas anuais de férias pagas!

Ética de trabalho, orgulho nacional, medo de sermos contagiados pela crise europeia ou medo de perder do trabalho por chantagem do patronato? Na minha opinião todas as acima referidas! Na verdade 42 horas semanais de trabalho é a média semanal, comparado às 35 da vizinha França. Os Suíços efectivamente têm orgulho em dizer que "são um país rico porque trabalham mais que os outros" e a verdade é que o NÃO ganhou com quase 67%! Sim em média 67% da população suíça votou CONTRA o aumento das férias! Alguns cantões da suíça alemã chegaram até a 82% (!)

E a verdade é que até podíamos dar-nos ao luxo já que a produtividade nas últimas décadas aumentou 21% e os salários apenas entre 2 a 4%.

Para os trabalhadores (suíços e estrangeiros) o medo do desemprego, as condições ultra rigorosas da segurança social e de procura de emprego aliadas ao alto custo de vida e a pressão da crise na Europa contribuem de facto para este incrível resultado.

O Jobzilla vai ter que continuar a aguentar a pressão e desfrutar das actuais 4 semanas por ano :)

Afinal quem é que precisa de descansar num país onde se vive apenas e só para o trabalho?

Para os curiosos aqui fica o video da campanha do não

8 comentários:

Anónimo disse...

um pais onde se vive apenas e só para o trabalho?! com certeza não estás a falar da Suiça. Talvez em Portugal seja assim, mas na CH as pessoas começam a trabalhar a horas e saem a horas. É preciso sair mais cedo, sem problema, afinal temos bolsa de horas para isso mesmo. Tenho uns assuntos para tratar. Claro, não te preocupes. Qualidade de vida, isso sim. O Suiços trabalham o necessário e depois vão viver a vida. Alguma vez me imaginei a sair do emprego às 5 da tarde quando estava em PT? Saia às 7 e ainda ouvia comentários "vais tirar a tarde??"
4 semanas chegam bem, mais tudo o que se recebe pela bolsa de horas :)

Sonhos Milka disse...

Obrigado anónimo pelo comentário.

Na suíça quando se tem empregos de responsabilidade não há horas de saída.

Recordo que os posts que publico são baseados na minha experiência.

Se recebe pelas horas extras considere-se um privilegiado. Eu recebo em horas de folga e só ao fim de 6 meses quando a lei até diz 4.

Na última semana trabalhei 8 dias sem folga e 72 horas sem contar com deslocações e pausas. Por este facto considero que isto é um país de trabalho. Em Portugal não se tem a mesma produtividade no trabalho nem saindo às 19 horas, até porque as pausas para almoço são de 1 hora e as pausas para café são de meia hora... de cada vez.

Qualidade de vida existe agora vida própria isso não vejo nos suíços que conheço. Não desdenho a sua vida: vivem demasiado para o seu trabalho, sentem-se bastante sós, só pensam em cifrões e números, não tem uma estrutura familiar equilibrada e até se tornam toxicodependentes. Mas pronto conhecem a Tailândia e praticam desporto...

Anónimo disse...

eu nao disse que recebia horas-extra, apenas tenho bolsa de horas, time in lieu, o que ao fim ao cabo sao ferias.
Se trabalhas 72 horas tenho pena, mas de facto não conheço nng que o faça na CH, mto pelo contrario. Toda a gente trabalha o que é necessário. Se há falta de pessoal contrata-se mais. Na CH trabalha-se honestamente, 40 horas são 40 horas. Em PT trabalhava muito mais horas e recebia uma miséria.., porque lá o importante é o chefe ver as noitadas e a dedicação. Na CH o importante é o trabalho estar feito e bem feito... Quem andar na rua ás 5 sabe a que hora saem os suiços. Todas as pessoas que conheço respeitam a vida privada, e nao há cá aqueles abusos de ligarem a qualquer hora e durante o fds e etc...

Sonhos Milka disse...

Os suíços saiem às 5 da manhã sim mas para correr na neve antes de entrar ao trabalho... nos escritórios. Os estrangeiros é que saiem a essa hora para trabalhar e sem sombra de dúvidas são o motor da economia :)

Anónimo disse...

Bem esta lei em Portugal teria o sim com 99,9% dos votos :).

Sem duvida um país muito diferente do nosso.

Os meus cunhados dizem o mesmo que é um país virado para o trabalho, onde se penso so em trabalhar e ganhar dinheiro.

Isabel
Nós aqui queriamos neste momento era muito trabalho e não tanta crise,...

Só tenho pena de não ter acordado para a vida a uns atrás e estar ja aí. Agora vejo o cenario complicado apesar de ter familia tanto no cantão alemão como no italiano, mas eles proprios dizem que esta complicado.

Sonhos Milka disse...

Ah isso não há dúvida. Só um país de intenso trabalho vota contra uma lei de aumento de férias pagas com uma estrondosa percentagem de 67%.

Está bastante complicado. A pressão é intensa e hoje em dia há trabalhadores que fazem concorrência directa aos portugueses e que há uma década talvez seria impensável que é o caso dos franceses e alemães que vêm para a Suiça e têm também trabalhos não qualificados com a vantagem de dominarem o idioma materno e terem reconhecimento dos seus estudos mesmo que só tenham lábia e conversa.

Eu compreendo que em Portugal não há trabalho e que é o que muita gente deseja, no entanto também há o caso da Suiça em que até os que têm trabalho e de barriga cheia estão fartinhos. Isto porque se Portugal é o país do 80 a Suiça é mesmo o país do 8.

Como seria óptimo se todos vivêssemos no país do 44! :)

Patrícia disse...

Olá! Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog! Eu estive em Genève e Lausanne em Novembro e o que vi em Lausanne assustou um pouco. Ali perto da estação de cobertura ajardinada, o lixo estava no chão, e não era pouco, sacos do Macdonalds, cocacola, tudo sujo... muita gente jovem a deitar beatas ao chão... fiquei espantada com aquilo, porque Genève é uma cidade muito limpa. Quando voltar (soon i hope) espero encontrar uma cidade que não me faça lembrar a sujidade que se assiste nas ruas de Portugal. Se calhar ainda nos cruzamos por aí! =)
Patricia, Porto.

Sonhos Milka disse...

Olá Patrícia, obrigado pelo seu comentário!

A estação de comboio de Lausanne está repleta de sem abrigo (aqui chamados de SDF = Sans Domicile Fixe), toxicodependentes e desocupados.

Aos domingos e porque vou trabalhar tenho que apanhar um comboio às 05h00. Nem nos podemos sentar porque todos os bancos estão urinados e sujos com indivíduos sempre a provocar ainda sobre o efeito de drogas e álcool. Os controladores de bilhetes têm que ser acompanhados por 2 seguranças e é usual o comboio parar nas estações para expulsar quem não tenha bilhete e identificação.

É a cidade da noite, onde existem melhores bares e discotecas que Genève o que também atrai problemas. Talvez diminuísse se os bares e discotecas fossem deslocalizados para uma zona industrial fora do centro, onde não houvesse moradores que pretendam descansar e onde o único meio de transporte seja o táxi.

Outro aspecto que prejudica gravemente Lausanne é o facto da mendicidade não ser proibida por lei. Os mendigos apanham o comboio todos os dias em Genève, cantão onde a mendicidade é proibida, e a policia de Lausanne tem um comportamento passivo. Esperemos que brevemente a legislação cantonal possa finalmente ser alterada para acabar com anarquias e máfias organizadas.

Continue a comentar :) Obrigado!