terça-feira, 3 de julho de 2012

6 meses em suma

Hoje cumprem-se 6 meses com muitas historias e sentimentos. Mesmo com momentos menos bons tem sido uma experiência positiva que me permitiu alargar a minha lista de contactos e melhorar o idioma. Contudo, tenho ponderado sobre a minha continuidade. Sinto que para continuar a aprender talvez esteja na altura de mudar. Se quero subir mais um degrau nào devo acomodar-me neste trabalho que domino por completo. Julgava que teria mais a aprender mas agora sinto que na Suíça curiosamente até tenho a iniciativa. Talvez tenha escolhido trabalhos limitados. Dizem-me que tenho um estilo de liderança nórdico, sendo eu apenas mais um indivíduo que vem do Sul da Europa e que estranhamente os surpreende pela sua mentalidade e ética de trabalho.

Ao fim de 3 meses recebi um aumento de 7% acompanhado com uma carta de agradecimento pelo excelente trabalho realizado, redigido e assinado pela patroa de uma PME de 60 colaboradores.

Não há segredo. Todos os dias tento superar-me, ser melhor no que faço, procurar não repetir os mesmos erros aprendendo com eles. Criar novas ideias e desafios. Só assim poderei evoluir. Há quem continue a querer subir facilmente ao prejudicar os colegas com intrigas, rumores e mentiras.

Sou português e orgulho-me das minhas raízes, mesmo depois do Europeu de futebol terminar.

Continuamos por cá com uma imagem de gente trabalhadora mas que nos limitamos a determinados trabalhos. Seguramente que por acomodação e não por falta de capacidade! Não temos que nos fazer de coitadinhos e atrasados. Temos um Portugal que é invejado pelos outros, porque devemos permitir que nos rebaixem, ridicularizem e humilhem?

Após o jogo Portugal x Espanha escutei um grupo de jovens idiotas na rua a cantarolar uma estrofe:

"Sou português
Trabalho na Migros (cadeia de supermercados)
E a minha profissão
É empurrar carrinhos de compras

Viva la España!"

Lamentável, mas também deve-se à mentalidade de coitadinho que a comunidade pretende passar para interesse próprio. Não se importam de se rebaixarem desde que o salário caia no final do mês, mostrando um caracter de vendidos.

Não suporto ver portugueses a prejudicar a sua cultura, contribuindo para uma imagem errada no estrangeiro. Menos ainda quando se prejudicam uns aos outros com inveja.

Não existem motivos para permitirmos que ridicularizem a nossa ascendência.

No meu trabalho surpreendi por falar 6 idiomas e querer ainda aprender um sétimo. Espantam-se com a pronuncia inglesa, principalmente os franceses incapazes de pronunciar correctamente o idioma.

E quanto mais os chauvinistas te querem prejudicar mais razões encontro para continuar a superar-me.

A sua única vantagem? Francês como idioma materno mas nos dias que correm apenas isso não chega.

E que saborosa é esta sensação de dar o máximo e chegar ao final do dia com provas superadas e um óptimo trabalho feito.

4 comentários:

Litlle River disse...

Cá vai uma cançãozinha deste Portugal, para o grupinho de débeis mentais com que se cruzou.

Somos Suíços, Idiotas Suíços.
Que nem sonhamos o que é dar novos mundos ao mundo,
Somos bons a guardar o dinheiro dos outros,
E adorámos a nossa participação no Euro 2012.
Na TV!!! Na TV!!!! Na TV!!!

Abraço

Sonhos Milka disse...

Hehe, por acaso não eram suiços mas de qualquer forma gostei da estrofe :)

Grande abraço Little River e obrigado pelo comentário.

Bruno disse...

Olá Sonhos Milka,

Estou neste momento a ponderar a possibilidade de fazer um mestrado na Universidade de Lausanne (HEC). A área de formação em que me vou espcializar é a de Finanças e posso também fazê-la em Portugal, contudo como você sabe, na área de finanças e banca as instituições suíças são bastante reconhecidas em todo o mundo. Para além disso, acresce que nesta área a Suíça tem um grande mercado de trabalho mas quem tem formações de universidades de fora tende a ser preterido pelos que se formam em território Suíço.
Existe a disponibilidade de efectuar o Mestrado em regime part-time (demora é mais 2 anos e preferia fazer no tempo "normal" de dois anos) de modo a conjugar com um trabalho em part-time em Lausanne; a propina do mestrado é mais barata do que em Portugal (!!!) e apenas me falta o certificado de inglês avançado (CAE) para preencher os requisitos necessários.
Como só me posso candidatar á edição de mestrado do próximo ano (2013/2014) iniciei contactos para poder estar já em Lausanne a trabalhar a partir de Novembro deste ano, para "afinar" o francês durante um ano (apesar de não ser necessário para o Mestrado) e mesmo que decida fazer o mestrado em Portugal, ganho a fluência em francês no CV para além da experiência é claro.
Já estive um ano na suíça (a trabalhar - 2006/07) e o sentimento com que fiquei foi o de que quando se tem vontade de aprender e evoluir, aprendendo obrigatoriamente as línguas e se possível fazendo formações superiores, as oportunidades aparecem, é preciso é mostrar vontade e qualidade.
Já consegui uma oportunidade de trabalho a iniciar no fim de Novembro para mim e para a minha namorada (somos ambos licenciados)com a duração de 4/5 meses o que nos dá já uma forma de conhecer a cidade; a minha intenção é trabalhar até setembro de 2013 em full time de modo a poupar algum dinheiro para compensar o facto de não estar a trabalhar a tempo inteiro assim que começar o mestrado.

- Portanto as minhas questões são:

1 - Ao nível de trabalhos em part-time, como é que caracterizaria o mercado em Lausanne? Dinâmico, extremamente sazonal, estagnado? Já trabalhei em Hotelaria (cozinha e empregado de mesa) e em transportes (Táxis, Mini-bus de 19 lugares e transporte de mercadorias em veículos pesados;)
Quais os sectores que costumam ter mais ofertas de trabalho part-time?

2 - A universidade é muito distante do centro da cidade? Os transportes são muito caros?

3 - Há muita diferença de preço entre habitações (um estudio deve chegar) dentro da cidade e nos arredores?

4 - Um part-time de 22/26 horas semanais em hoteis/restaurantes/transportes/fábricas paga mais ou menos quanto em termos líquidos?

5 - Para um casal solteiro (sem maus vícios...) que queira ter vida de trabalhador-estudante (poupados em tudo, com a rotina de Universidade/casa e trabalhar ao fim de semana) quanto é que acha que seria necessário ter como rendimento líquido no final do mês para duas pessoas?


Agradeço desde já qualquer feedback que me possa facultar.
Parabéns pelo blog e continuação de bom trabalho!

se quiser comunicar por email aqui fica: mbrunosilvaa@hotmail.com

Sonhos Milka disse...

Olá Bruno,

Fazes muito bem na minha opinião.

É um investimento certo para mais tarde colheres os benefícios.

Considero o dinheiro que gastei em formação em Portugal como um péssimo investimento e desperdício.

As propinas semestrais por cá custam cerca de 800 CHF para uma licenciatura dependendo da universidade. O mais caro é mesmo habitação, um quarto fica por 500 francos numa residência de estudantes e talvez 800-900 fora.

Em Lausanne tens restauração que tem o inconveniente de ser uma prisão (fins de semana, muitas horas e aturar muitos idiotas) e de ser mal paga (para os padrões de salário suíços)

A universidade fica fora do centro da cidade mas perto pois tens vários autocarros e o metro. O transporte é caro mas um passe tem um preço acessível de 66 francos mês.

Um estúdio pode custar-te entre 1000 a 1400 francos, depende da zona e da antiguidade da renda. Um inquilino sai e se agência imobiliária decidir fazer obras, nem que seja pintar o apartamento ou mudar toda a cozinha a renda tem um aumento imediato e nada meigo. O meu vizinho é exemplo, tinha uma renda antiga de 800 francos e mudou-se para Valais com esposa. O casal que veio ficou com uma renda de 1250 francos por mês.

Fora da cidade nem sempre significa mais barato. Renens é conhecida por ser a "Little Portugal", rendas por vezes são mais baratas mas também os vizinhos e segurança são outras.

Um part-time de 22 horas talvez uns 480 francos brutos (uns 400 francos limpos)

A tua última questão é bastante boa, o que encarece a vida é casa e os seguros de saúde. Também se tiverem um carro o que não aconselho pelo menos nos primeiros tempos pois aumenta bastante despesas com garagem, seguros e combustível.

Passes 132

Casa 1200

Comida 700

Seguros 400

Net + telefone + TV 120

Billag 40

Lavar, secar roupa 10

E mais uns quantos gastos em material diverso e outras facturas, total uns 2600 francos a 3000 francos.

Mas isto depende de vários factores.

Qualquer questão podes usar o email sonhosmilka @ portugalmail.pt

Obrigado pelo teu comentário.

Boa sorte! Abraço