terça-feira, 24 de março de 2009

Transparência

No mês de Janeiro o nosso carro foi flashado num semáforo perto de nossa casa por excesso de velocidade. Fica aqui um pequeno exemplo da competência e transparência da Suíça.

Em Lausanne, há câmaras dentro da cidade com um rigoroso controlo de velocidade. A polícia tem a sua sede no Hotel du Police, um edifício blindado que ocupa um quarteirão.

É raro ver agentes a patrulhar as ruas a pé. Nesse edíficio vigiam a cidade nos monitores e comunicam entre si qualquer ocorrência.

Entretanto, no mesmo dia fomos à Polícia identificarmo-nos e conhecer o motivo do forte clarão vermelho, que parecia vindo de uma nave alienígena : )

Após a identificação, a agente pega num ecrã de grandes dimensões onde mostra as fotografias da infracção. Depois temos 30 dias para pagar a multa de 40 francos (cerca de 26.20 euros)

Ontem recebemos uma carta da Direcção de Segurança Pública a anular a infracção com um pedidos de desculpas do Capitão da Polícia e do fabricante do radar, "conscientes de que tais transtornos podem ser particularmente delicados" : )

O erro foi resultante de um defeito num componente electrónico. Bem que a Miss Sonhos Milka jurou que estava inocente! Eu acreditei mas aproveitei para a arreliar um pouco : D

Um total de 3000 multas serão reembolsadas... É nestes pequenos exemplos que se vê a simplicidade e competência do país onde vivemos e pagamos impostos.

9 comentários:

Dreamer disse...

Na realidade...fico ainda mais surpreendido com esse país!
Se fosse cá pagavas e não piavas, quer fosse ou não fosse culpa tua.
Faz-me lembrar uma vez que igualmente fui flashado em frente ao CCB, mas juro que ia a 40 km/h (limite de 50 km/h) e o dito flash disparou.
De quem é a culpa?
Do comboio da CP que circula no sentido Lisboa - Cascais e que faz disparar o radar.
Alguém teve de se desenrascar e eu não fui :)
Acho que agora já está arranjado...

Sonhos Milka disse...

Um comboio que faz disparar os radares! Original :)

Sonhos Milka disse...

Bem amigo W123 nós também cá acabamos por pagar e calar. A multa era pequena mas não ficamos com aquela sensação de injustiça que é o melhor de tudo!

Saber que em caso de erro não haverá aproveitamento ilegítimo.

Um abraço

Anónimo disse...

tipico tuga emigra!Sempre aquela comparaçãozinha entre o novo país maravilha e o nosso mediocre Portugal. Acho bem que se revele as qualidades e caracteristicas do povo suiço.. mas é escusado fazê-lo em jeito de critica ao povo português. Cada um com os seus defeitos e virtudes.

Sonhos Milka disse...

Primeiro, não faço qualquer comparação no meu post entre a Suíça e Portugal.

Segundo, típico tuga é quem coloca comentários em Blogs como anónimo. Tanta vontade em comentar mas nenhuma coragem para se identificar. Tipicamente de cagarolas...

Anónimo disse...

é nestes gestos que se veem as grandes diferenças de culturas e mentalidades entre os países.

Marshmallow disse...

Aqui também apanhei uma multa no parque de estacionamento...por um minuto!! A multa £60, passava a metade(£30) se paga imediatemente nos primeiros dias. Adivinha a minha preferência?! Fui logo lá pagá-la!

Espero que tenhas compensado bem a Miss Sonhos Milka!! :D

Sonhos Milka disse...

Marshmallow para metade é de aproveitar! :)

Numa viagem à Suécia apanhei uma multa de estacionamento de 125 euros. Estou a ver quanto mais para Norte mais pesadas as multas :D

Obrigado pelo comentário

Sonhos Milka disse...

Ah e venho reconfirmar este tópico.

O valor da multa foi já devolvido por transferência bancária :)

Um pouquito demorado mas aqui fica o obrigado aos serviços de Lausanne!