quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A fazer o quê?

Hoje fui à Administração Cantonal e não é a minha surpresa que os papeis para os estrangeiros darem conhecimento ao cantão da sua chegada estão em:

- Francês

- Alemão

- Italiano

- Inglês

- Espanhol

Agora pergunto-me. O que anda aqui a emigração portuguesa a fazer aqui ha mais de 30 anos para que o idioma português nem sequer seja valorizado quando é das maiores comunidades presentes na Suiça... Estão ca apenas para ganhar dinheiro para o levar para a terrinha?

Ainda beijam bandeiras, usam camisolas da selecção com o maior sentimento nacional mas não se promove a cultura e a língua portuguesa...

12 comentários:

Lanterna disse...

Infelizmente nos Portugueses somos famosos exactament por isso...

chocolatsuisse disse...

Se parassem pelo inglês até que percebia, mas espanhol?
Ah espera... mas Portugal não é uma provincia espanhola?!

Sonhos Milka disse...

A população portuguesa é vista como trabalhadora mas também como analfabeta.

E não apenas pelos suiços mas também por culturas de Leste(!)

Sermos conhecidos pelos carros tuning e pelo Cristiano Ronaldo é muito pouco (e de mau gosto) para uma emigração com mais de 30 anos.

Quem não conhece a realidade poderia pensar que é discriminação mas efectivamente não o é.

Vejo a grande parte dos portugueses numa atitude de auto-discriminação, sem se integrarem na sociedade.

Nem sequer querem aprender o idioma e partilhar a sua cultura com a suiços e restantes emigrantes.

é uma comunidade fechada, a grande maioria não convive com outras nacionaliades fechando-se em restaurantes, festas em centros portugueses ou continuam com a conhecida práctica de visitarem casas uns dos outros ao fim de semana, bebendo minis e ver a Sport Tv.

Sim, porque até em dias de Sol, passear e conhecer melhor a Suiça é "escusado e muito caro"

A Suiça é vista como um frete e uma solução temporária para os problemas financeiros, apesar de ver cada vez mais portugueses a querem por cá ficar, infelizmente não pelos melhores motivos.

Se tivesse prestado atenção em Portugal ao que estes emigras me diziam jamais estaria por cá.

Frases como:

"é tudo muito caro"

"no fim de semana fecham os centros comerciais e é uma grande seca"

"aquele país serve apenas para ganhar dinheiro"

"aquilo é só frio e é dificil apanhar um dia de sol"

"os melhores trabalhos são para os suiços"

Pelo trabalhos onde tenho passado os suiços e outros emigrantes falam bem dos portugueses e que aprenderam as palavras: "bacalhau, caral*o e fod*-se". Verídico!

E riem-se como se tivessem aprendido algo que dignificasse a cultura portuguesa.

Ver várias associações, ranchos e casas filiais de clubes de futebol, restaurantes e centros portugueses presentes na Suiça e não houve ninguém no Carnaval de Lausanne que representasse a cultura portuguesa.

Ir a uma agência de emprego, perguntarem-nos a nacionalidade e dizermos "portuguesa" ao que nos respondem "lamentamos mas não temos lugar para construção nem para limpezas".

Ao que insisti, "queira ler o meu currículo primeiro". Depois tenho os maiores elogios e ainda me perguntam o que faço aqui, pois com o meu (modesto) currículo deveria de estar onde quisesse em Portugal.

São estes casos que não dignificam Portugal, sim caros portugueses emigrantes, porque beijar camisolas e cachecois da Selecção portuguesa não é difundir cultura.

Esperemos que esta nova geração traga uma nova imagem, que consiga mudar a forma como os portugueses são vistos. Os portugueses não são apenas bons trabalhadores (burros de carga para as obras ou limpezas) mas também que podem aspirar qualquer trabalho que seja feito por suiços, franceses, alemães ou americanos cá.

Capacidades não faltam e força de vontade também.

Cidchen disse...

Realmente, não sei o que a língua espanhola está ali a fazer. A comunidade portuguesa é bem maior que a espanhola. Se ao menos fosse a língua albanesa/sérvia era compreensível, agora o espanhol... é estranho!

Sonhos Milka disse...

Cidchen é igualmente uma grande comunidade com sul americanos e espanhóis.

Mas a portuguesa como dizes também é grande, mas apenas em número de emigrantes.

Portugueses, brasileiros, cabo-verdianos e outros Palop que até ao momento não conheci mas que estão cá também.

Apenas em Renens que é uma pequena vila junto a Lausanne vivem mais de 52 nacionalidades. Incrível.

Tia Maria disse...

Ainda há duas semanas estive em Mandorf-Les-Bains, no sul do Luxemburgo, num meeting de GoldWings. Descobri por lá um restaurante/bar/discoteca/hotel/etc, chamado "Algarve".
A zona do bar estava cheia, 100% portugueses, com um arzinho que metiam medo ao susto.
Fiquei lá a dormir mais a esposa. era o mais barato que havia na cidade.
Por volta da meia-noite, comecou a discoteca a funcionar. Desde o malhao a toy, agata, clemente, quim barreiros e por ai fora, foi um fartote. A meio da noite, ia havendo estalada. Dois gajos já bebados e uma tipa meio histérica aos gritos. "Olha que tu conheces a familia dele". "Quero lá saber, eu mato esse filho-da-puta".
Enfim, filmes...
No dia seguinte, ao p.a., um tuga que estava no Lux há 40 anos, falou tao mal, mas tao mal daquilo que quem nao conhecesse, nunca mais lá punha os pés.
Aqui na Holanda, os melhores trabalhos sao para quem é o melhor. No meu caso, sou eu e já sou a inveja, mesquinha, de muito holandes. Não tardo muito a ganhar mais que o Sócrates.
O tempo aqui é uma trampa, nao há duvida, mas eu estou cá porque quero, ninguém me obrigou.
E procuro dar uma boa imagem de Portugal sempre, nem preciso de me esforçar muito, basta ser eu mesmo. É que isto de emigrar é só mudar de pais, há pessoas que depois evoluem, e outras que nem por isso...
Cumprimentos da terra das Tulipas.
Rui e Susana, dois tugas de Almada e Cascais a viver em Wagenigen, Holanda.

Tia Maria disse...

Esqueci-me da cereja no topo do bolo. Fui aos Lusitanos, uma Associação Portuguesa em Amesterdão. Estavam várias pessoas á porta, um era um daqueles típicos barrigudos e nariz vermelho de tanto vinho, uma outra tinha todo o ar de varina, e os miúdos tinham mesmo arzinho de mafiosos.
Superada a surpresa inicial, arranjamos coragem para entrar. Nem nos meus piores pesadelos imaginaria tal cenário. Eu que até gostava de comer em tascas em Portugal, assim que entrei, sai. Nem disse nada. Isto já faz parte da nossa "má" cultura, que também temos coisas boas. Há limites, será que as pessoas não teem olhos na cara??? Será assim tão difícil evoluir um bocadinho??? Enfim, resta a esperança.

Marshmallow disse...

Olá, espero que esteja tudo bem por aí, apesar do silêncio. Só para dizer que o Sonhos Milka tem um prémiozinho no meu blog.
Bjinhos

Anónimo disse...

Olá!Queria falar ctg mas não sei como senão aqui nos comentários.O meu ex está em Genéve a ganhar qto quer,hotel pago durante a semana e ao fim de semana na casa do patrão.Aqui fez-me a vida negra,só fez dívidas em meu nome através de uma empresa que colocou em meu nome.Está em Genéve desde a Páscoa e não foi capaz de pagar as dividas que fez nem me ajudar.Ainda foi um grande arrogante e cara de pau.Tenho uma filha de sete anos para sustentar e uma dívida nas finanças para pagar que não fiz.Aqui se trabalhar retiram-me uma percentagem do ordenado, a ele que fez a dívida ninguém tira nada.Eu pergunto se há justiça neste mundo?!Estou desde entãoà procura de trabalho para fora do país e não tenho sorte nenhuma.Se houver algo em que me possas ajudar, eu agradeço do fundo do coração.Só eu sei o que tenho sofrido!Preciso de ajuda e apoio.
Aqui fica o meu email:filomena1976@live.com.pt
Parabéns pelo teu blog!Adorei!
Beijo enorme!
Filomena Gomes

Sonhos Milka disse...

Cara Filomena,

Lamento a sua situação. Infelizmente não é única que conheço.

A procura de trabalho está muito má na Suiça.

Apenas quem tiver já alguém aqui para a orientar e para areas como obras e limpezas.

Lamento não a poder ajudar mais mas eu encontro-me na mesma situação. Hoje mesmo despediram-me sem justa causa.

Brevemente colocarei um topico sobre este assunto.

Coragem e não se deixe convencer que a Suiça é a solução de todos os problemas, porque mesmo colegas meus de 30 anos estão há 9 meses sem trabalho e outros mais novos pensam em emigrar para outros países.

Sonhos Milka disse...

Obrigado Tia Maria e Marshmallow pelos vossos contributos :)

Desculpem a demora da resposta. Há dias em que não apetece nada escrever, principalmente quando as novidades não são as melhores!

Marshmallow disse...

Ohh desculpa, não tinha lido ainda!!

Também tenho andado um pouco desanimada não com as coisas daqui, mas cada vez que falo com amigos ou familiares em Portugal. Se aqui as coisas levaram um abanão, lá então nem se fala!
Boa sorte!