Os trabalhadores estrangeiros na Suíça têm permis que substituem cá o Bilhete de Identidade nacional.
Existem vários tipos de permis desde o de refugiados até ao que são entregue aos trabalhadores de países vizinhos como a França, Áustria, Alemanha ou Itália.
Os que nos interessam basicamente são três. Permis L, B e C.
Autorisation de séjour - Permis L - temporário, para residentes de curta duração e actividades inferiores a 1 ano
Autorisation de courte durée - Permis B - Validade 1 ano, renovável automaticamente até 5 anos.
Autorisation d’établissement - Permis C - trabalhar e residir há mais de 5 anos. Sem validade.
A situação é que à excepção de algumas áreas como IT, enfermagem, entre outras de bastante procura, é muito complicado chegar à Suíça e obter um permis B.
Existem vagas disponíveis para cidadãos europeus mas na sua grande maioria todos os anúncios pedem pelo menos o permis B.
Um ciclo vicioso: sem contrato de trabalho não há permis B e sem permis B não há contrato de trabalho.
Como a maior parte das empresas não contrata fixo para os seus quadros, restam as agências de trabalho temporário com vagas para fábricas, hotéis, construção civil e limpezas onde se recebe o permis L. Trabalhos que sendo franco os suíços simplesmente não têm interesse em desempenhar...
Além de salários ilíquidos abaixo de 3000 CHF em trabalhos não qualificados e horários por turnos, ter um permis temporário não ajuda ao arrendar uma casa. Subscrever seguros e autorizações de estacionamento tornam-se mais caros.
Cursos como Psicologia, Dentista, Veterinária, Farmácia, Terapias, necessitam de reconhecimento académico. Ou seja, papelada e gastos em equivalências.
Dominar o idioma do cantão é fundamental. Não aconselho vir para a Suíça sem contrato de trabalho, o custo de vida é alto e rapidamente se pode desmotivar. Quem quiser emigrar por dinheiro penso igualmente ser um erro a não cometer.
Boa sorte a todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário