quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Vignette suisse 2009

Hoje fui buscar a vignette autoroute para o ano 2009. Esta é obrigatoria e permite circular em todas as auto-estradas na Suíça sem excepção.

Pode ser comprado na Poste (correios) sem filas de espera e com o preco de 40 CHF francos suíços, cerca de 25.30 euros. O que é basicamente o custo de ida de Espinho a Alverca, cerca de 280 km.

Já não bastava isto e ainda leio na pagina online da Brisa:

"Porquê pagar portagens?

Nenhuma estrada é gratuita. Directa ou indirectamente, os encargos são suportados pelos cidadãos. Contudo, há diferenças importantes a considerar:

- Apesar de as auto-estradas parecerem mais caras, o custo total destes projectos tende a ser inferior. A construção de auto-estradas (financiada em grande parte com receitas de portagens) é bem mais rápida do que a de estradas pagas apenas com impostos. A razão é evidente: no caso das primeiras, desde o início das obras que se pode contar com a totalidade do capital necessário. Desta forma é possível fazer uma gestão equilibrada dos fundos disponíveis.

Em última análise, ao optarem pelo conforto, comodidade e pela qualidade que as auto-estradas oferecem, os utentes estão a intervir de forma activa no financiamento das auto-estradas presentes e futuras.

Assim, pagar portagens equivale em termos práticos a construir novas auto-estradas. Em suma, com o simples gesto, cada qual faz uma aposta efectiva no crescimento e desenvolvimento estrutural do país..."

3 comentários:

cipereira disse...

Tal qual em Portugal, hem?! :p

aurora disse...

As auto-estradas não são "de graça" por cá. São mantidas pelos cantões e os custos de manutenção/criação de novas estradas/infrastruturas/etc. são incluídos nos impostos cantonais.

Sérgio disse...

é como em portugal... só que sem a parte de manter chulos... :p