quarta-feira, 4 de março de 2009

Mendicidade

A Suíça, reconhecido como um país humanitário, torna-se a olhos vistos num país de caridade!

O recente referendo de 8 de Fevereiro passado onde o sim ganhou por maioria, permitiu a livre circulação de cidadãos da Roménia e Bulgária.
Face às constantes pressões da União Europeia, aos lobbies de Associações de Direitos Humanos e uma população jovem que pretende uma integração na UE, a Suíça está a tornar-se num festim de abusadores.

Conhecida pelas suas regras autoritárias, organização e disciplina tem-se assistido a um aumento incrível da mendicidade nas ruas o que até há pouco tempo era impensável!
Há poucos anos era usual ver a polícia a verificar os documentos nas paragens de autocarro, mesmo que fossem cidadãos da União Europeia, caso estivessem há mais de 3 meses no país e sem contrato de trabalho eram de imediato escoltados até à fronteira. Quem estava em situação clandestina chegava mesmo em cima da hora na esperança de entrar rápido no autocarro.

O cantão de Vaud é dos únicos que não proibe por lei a mendicidade, pelo que a polícia actualmente aplica uma coima de 10 francos. Uma soma ridícula tendo em conta que é vulgar receberem moedas de 5 francos de cada vez. E mesmo Genève nada está a fazer para evitar.

Os suíços justificam a sua vinda com o pesadelo de um dia poder faltar a mão de obra (por acaso!), os países da União Europeia romperem os acordos bilaterais com consequências trágicas para a economia helvética.
Munidos de acordão e concertina soltam sons com um sorriso amarelo e uma expressão idiota de "Bonjour Monsieur".

Numa recente viagem à Suíça, um amigo e eu aproveitamos para visitar várias agências de trabalho. Em Genève, de CV na mão e um frio de rachar fecharam-nos muitas portas na cara.
Na mesma rua, sanguessugas e parasitas que não querem trabalhar a facturar com cada sorriso. A este ritmo carregam o Castelo do Conde Drácula para cá e começam a cobrar entradas!

No jornal 24 Heures a 17 de Janeiro, ainda antes do referendo, vinham já imagens a alertar para as condições precárias em que não se importam e gostam de viver!

O artigo referia a fiscalização da Polícia a um mato em Genève onde encontraram 26 romenos em situação ilegal e onde ainda exigiram (!) que lhe fosse entregue uma autorização de permanência sem prazo na Suíça! Havia de ser comigo...

Estamos por cá há cerca de 1 ano a trabalhar e ainda só temos uma autorização temporária que em breve terá que ser renovada.

Fica a imagem do acampamento.
Tenho outras imagens mas pelo seu conteúdo gráfico até me recuso a colocá-las no meu Blog.

Esta é a mais valia que todos os partidos a favor do sim prometeram?...

8 comentários:

Unknown disse...

Ena, pá! Não sabia que a situação já estava a chegar aí...

Anónimo disse...

Ola,

Antes de mais parabens pelo teu blog! Ha mt que o acompanho mas só agora decidi comentar (shame on me!!!)!

Sou portuguesa e trabalho na Suiça há cerca de um ano, mas na parte alemã, no cantão de Aargau. Trabalho como engenheira numa multinacional.

A razão de ter comentado hoje: há cerca de 2 meses estavamos mt descansadinhos em casa, qd tocam a campainha da porta do apartamento (os nossos vizinhos deixam constantemente a porta do predio destrancada)e qual não foi o nosso espanto qd vemos um homem a pedir esmolas à nossa porta!!?!?! Nós tinhamos apenas visto duas ou três pessoas a mendigar e de facto ja tinhamos comentado isso, que nao havia mtas pessoas a pedir nas ruas.... Enfim, este homem trazia um cartão com as coisas de sempre, a dizer que vinha da romenia que tinha 5 filhos e a mulher tava doente e ele nao tinha trabalho e que precisava de dinheiro p dar de comer aos filhos (tudo isto escrito em alemao!!nao é que o meu alemão seja mt bom, mas deu para ler isso). Ou seja, a mesma estratégia que já é usado em Portugal há uns anos!! Mas em Portugal nc me bateram à porta a pedir esmolas, apenas na rua, nos cafes.....

Nós não demos nada (eu nc dou, mm qd me pedem na rua), e apenas fechamos porta dizendo "nao obrigada".

Qd contei aos meus colegas no trabalho eles disseram que deviamos ter chamado a policia, pq estavamos na presença de uma mafia?!?!?!

Devo confessar que ficamos um pouco desiludidos, pq uma das coisas q spr comentamos sobre o país era realmente o facto de haver mt pcs pessoas a pedir na rua, comparando com Portugal!!!

Por isso não te admires que batam a tua porta um dia destes a pedir esmolas :-)!!!!

Pinky

Sonhos Milka disse...

Rui e Pinky obrigado pelos comentários no meu Blog.

É um abuso que tem que terminar! Se as pessoas não derem esmolas, se a Segurança Social não os ajudar e se a Polícia fiscalizar eles não ficam por cá muito tempo.

Os próprios suíços dizem que não precisam de ser discriminatórios, o custo de vida da Suíça faz isso por eles.

Se vierem para trabalhar são bem-vindos! Desde que não prejudiquem quem cá está, porque já tenho visto que nas limpezas em vez dos habituais 25 CHF hora que as senhoras portuguesas ganham (que normalmente até eram 30 CHF), as romenas pedem apenas 15! E nem querem estar inscritas nem fazer descontos...

O que ainda vai dando trabalho são as recomendações e referências e a qualidade do trabalho.

Depois temos um pau de dois bicos, permitem que qualquer um entre para vadiar e assiste-se ao aumento de poder da extrema direita.

Eu tenho um amigo em Portugal chamado Soata e é romeno, veio para trabalhar e não prejudica ninguém com isso. Ele próprio se sente envergonhado porque não se identifica com tais abusos.

Agradece a oportunidade assim como nós temos a agradecemos à Suíça, sem se deixar humilhar e mantendo as suas tradições e crenças.

Quem estiver de acordo que fique, quem não estiver a porta está aberta...

Uwish4 disse...

é por essas razoes que, por mto que nao concordem cmg, me recuso a dar moedas aos pobres sentados na rua ou a dar gorjeta nos restaurantes...

epa... na minha opiniao, cada um tem que ganhar o seu pelo seu trabalho, no ordenado ao final do més

(ajudo pobres sim, ajudando associacoes sempre que tenho oportunidade)

votos de que se encontrem solucoes brevemente, meu amigo, boa sorte para o país!abraco..

Uwish4 disse...

O episodio do South Park sobre os sem abrigo está genial !!! Vi ontem á noite e nao parava de pensar neste teu post! Se puderes - saca. G-e-n-i-a-l !!

Aqueles rapazes sabem mesmo mostrar a critica a estas coisas de uma forma mesmo mto bem feita. Só nao entende quem nao sabe ler nas entrelinhas... eh eh

Anónimo disse...

Venho-te desafiar, passa no meu blog para responder e fazer o mesmo desafio aqui no teu cantinho.

Anónimo disse...

Realmente, se a Suíça não quer ver a sua reputação ir pelo esgoto abaixo tem de parar isto enquanto é tempo.
E o pior é que atrás disto vem um aumento da criminalidade.
Esperemos que ponham termo nesta situação.

Sonhos Milka disse...

Eu também espero chocolatsuisse. Para o bem de todos que trabalham e querem bem este país!

Tatoia algum tempo depois e ainda não vi o tal episódio do South Park. Vou tratar disso! ;)

Obrigado a todos pelos comentários