segunda-feira, 22 de março de 2010

Vale um desconto?

Bons hábitos de poupança e sem levar ao extremo!

Tenho verificado que aqui na Suiça é costume utilizar-se vales de descontos e que ninguém tem vergonha de apresentar o seu : )

Engana-se quem pensar que por terem um rendimento alto que não se olha ao preço. Os suíços são "agarrados", não regateam como o luso mas procuram sempre o melhor preço por comparação.

Apesar disto, é usual ter que perguntar ao funcionário da Migros qual o preço de alguns artigos.

A maioria está marcado directamente na embalagem, outros nem têm sequer uma etiqueta! A ASAE consolava-se aqui : )

Há ofertas online, como bilhetes para exposições a preços mais baixos no Ricardo.ch.

Duas entradas para o Salão Automóvel de Genève por 9 francos, em vez dos 28 francos ao balcão. Ou artigos muito caros, como lâminas de barbear Mach 3, 16 unidades pelo preço de 8. E há mais...

Todos os meses a seguradora envia vales de 20% de desconto nas farmácias Sun Store. Também é a única utilidade do seguro de saúde! No país da indústria farmacêutica os preços são exorbitantes, comparável a comprar perfumes em Paris! : )

Curiosamente concorri a uma vaga numa grande superficie. Passados uns dias recebi o CV em casa, o que não é bom sinal, mas no seu interior tinha um vale de desconto no valor de 10 francos! Perdi o trabalho mas achei atencioso! :D

No final do dia muitos artigos como o pão e outros com datas de validade curtas são colocados e assinalados com 50% de desconto. É usual ver o Sr. Ikea a comprá-los, apesar de ser o homem mais rico da Suiça ele diz que "só assim consegue entender melhor os seus clientes".

Velho sovina! Ainda goza! : )

8 comentários:

Anónimo disse...

vivo na suica ha 5 anos e nao consigo entender porque dizes que o sistema de saude é inutil.
eu ca nao tenho razoes de queixa.
se tenho de ir a um medico sou EU que escolho o dia e hora que quero ser atendida, se tenho de fazer um exame é feito na hora,nao tenho de estar loooongos meses à esperanem correr o risco de quando me chamarem ja estar morta... este sistema funciona
claudia

Sonhos Milka disse...

Olá Claúdia, obrigado pelo comentário.

Não é o sistema de saúde que considero inútil mas o seguro de saúde.

A vantagem que me ocorre de momento é apenas se tiver que ser operado.

Vendo nesta perspectiva, até prefiro continuar a pagá-lo inutilmente :)

A outra vantagem do sistema de saúde privado é justamente o que referes, não haverem longas filas de espera. Mas para isso paga-se e bem!

Em Portugal também é possível ir a clinicas privadas e escolher-se o dia, ser-se atendido com simpatia e com pormenor a todos os exames que queiramos fazer.

O seguro de saúde na Suiça é obrigatório para todos. O seguro mais barato ronda os 170 francos (120 euros por mês à taxa actual).

Paga-se este valor e no caso de irmos ao hospital ainda se paga o valor das consultas, exames e de todos os medicamentos que são receitados.

Quando somos jovens e saudaveis pagamos o seguro e não o utilizamos (felizmente). Quando formos idosos pagamos mais e só espero que não comecem a recusar tratamentos.

Anónimo disse...

paga-se o valor das consultas medicamentos e exames ate atingires a franquia pela qual estas a pagar (500 chf por 200 chf por mes -no meu caso). infelizmente andei um ano sem sair de medicos e hospitais e se tivesse de pagar à minha conta tava tramada, assim paguei unicamente a franquia.
enquanto que em portugal se fores a um medico particular ate es atendido com simpatia e pormenor aos exames mas pagas TUDO à tua conta...

Sonhos Milka disse...

O meu seguro custa 170 e tenho uma franquia de 2000 na Assura. Se o seu seguro é de 200 francos com franquia de 500 é óptimo.

Já fui ao hospital 2 vezes, a primeira por varicela e a segunda por dor de costas e além da mensalidade de 170 francos ainda paguei 509.6 francos fora os medicamentos.

Catarina Sá disse...

Eu aproveito todos os vales de desconto que me enviam para casa... é uma forma de poupar e não tenho vergonha de dizer que vou muitas vezes (praticamene dia sim dia não) á Coop para aproveitar as chamadas promoções do dia, principalmente quando eles ao fim do dia colocam bens tão essenciais como a carne com 50% desconto... è verdade que essa carne é a que tem de ser vendida até ao fim do dia mas eu não me importo, enquanto a minha arca frigorífica e o combinado conseguirem aguentar eu vou pondo lá para dentro :)
Eu acho este método algo de simplesmente espectacular pq ao contrário de Portugal, as coisas que terminam a validade naquele dia não vão logo directamente para o contentor do lixo, mas sim tentam ser vendidas de uma forma em que vendedor e consumidor ficam a ganhar. Como eu costumo dizer, Portugal e os portugueses ainda tem muito que aprender com os de fora...

Sonhos Milka disse...

Olá Catarina Sá, obrigado pelo comentário.

Ainda hoje recebi um vale de desconto de 50 CHF na loja online leshop.ch, válido para compras acima de 100 CHF.

Os portes de entrega em casa mesmo sendo de 15.90 compensa :)

Sou da mesma opinião. Descontos compensam e muito!

Bruno Lima disse...

Olá - aqui em Portugal as coisas têm melhorado - pelo menos vê-se uma alteração no discurso das pessoas - acho q se assustaram com todo o pânico da crise.. ou então é só a minha percepção. Vales de desconto? Sou pro :) aproveito tudo e tenho todos os cartões possíveis e imaginários - ao mesmo tempo já começam a surgir coisas ainda melhores como a AgÊncia M - estes dão produtos de borla mesmo - http://agenciam.com.pt

Recebe-se as coisas e depois diz-se se gostou ou n.
Tem q ser - hoje em dia, todo o dinheiro é pouco.

Sonhos Milka disse...

Olá Bruno, obrigado pelo comentário!

É no poupar que está mesmo o ganho :)