sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Laundry day...

Quinta-Feira... como a semana passa rápido! Hoje tenho uma tarde divertida em que fico a olhar para uma máquina de lavar e a contar 28 minutos para trás. Que seca!

Fiquei a descobrir que o nosso prédio foi desenhado por um arquitecto suíço muito conhecido em 1930 e que no Verão até é usual ver-se locais a capturarem imagens (esta estória num próximo tópico...)

Na cave do nosso prédio existem 2 divisões destinadas a lavagem e secagem de roupa com estendais e com máquinas industriais. Recarrega-se o cartão magnético com CHFs, insere-se no sistema da imagem e escolhe-se o tipo de lavagem que se pretende.

Com este sistema basta trazer amaciador de roupa e detergente. Cada vizinho tem o seu dia marcado num plano de limpeza organizado pela concierge. Existe igualmente manhãs e tardes livres para quem necessitar de lavar roupa mais do que uma vez por semana, como é o caso de famílias com crianças. Basta apenas colocar uma placa adesiva com nosso apelido em cima dessas folgas.



Depois de lavada passamos para a divisão do lado. Um túnel de vento com porta fechada e um calor quase insuportável : )

Por respeito geral e pelo silêncio a máquina apaga-se automaticamente às 9 da noite. Após a lavagem e secagem é obrigatória a limpeza de filtros das máquinas.

Quanto a custos, 3 lavagens de 28 minutos cada por 1.20 CHF (cerca de 0.78 euros). In your face EDP!!

Uma máquina de lavar roupa dentro de casa seria mais cómodo mas concerteza mais dispendioso.

O complicado é gerir os horários de trabalho com os de lavagem. Mas com tempo consegue-se uma melhor organização e criar hábitos. Pondo nas palavras da Miss Sonhos Milka: "se ajudasses mais era mais fácil para todos!" Ora toma! : )

Silêncio é fundamental por aqui!. Não são permitidas máquinas de lavar dentro de casa para haver silêncio e evitar inundações, danificando piso, criando humidade, entre outros.

Assim dormimos mais descansados e não temos que levar com o antigo vizinho de Portugal que às 2 da manhã decide colocar uma máquina a lavar roupa ou aspirar a casa. É cada panca!

3 comentários:

Nuno Oliveira disse...

Por acaso comprei uma máquina pequena para meter na casa de banho. É muito prático.. E foi baratita.. hehe

Sonhos Milka disse...

Eles andam aí... A Swissinterpol que saiba :D

Dreamer disse...

Se eles sabem... lá vens recambiado para Portugal no primeiro avião da EasyJet, LOLOLOLOLOL.
Eles andem ai...